quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Msg 20 - O ministério de Espírito e vida [2] - (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)

"Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados (2 Pe 1:12)"

SI 119:9-11, 104-105; Hb 4:12; Ap 1:3


A leitura diária da Bíblia, acompanhada pelo Alimento Diário, nos dá uma direção para cada dia de nosso viver com o Senhor. Todavia mais importante que tomarmos conhecimento do falar atual do Senhor, por meio do Alimento Diário, é saber de onde foram retiradas essas palavras, por isso precisamos sempre ler e orar os versículos propostos para cada dia. Dessa forma o Senhor sempre vai falar conosco.

Louvado seja o Senhor, além da própria Bíblia nós temos hoje a palavra presente, que são os livros espirituais que nos trazem a palavra adequada para a necessidade de cada momento que estamos vivendo (2 Pe 1:12). Quando João voltou para Éfeso, ele tomou as palavras escritas por Paulo e ajudou os irmãos ali a praticá-las. A palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4:12), mas para que ela opere em nós precisamos tomá-la no espírito, por meio de invocar o nome do Senhor e pela oração.

Salmos 119:11 diz: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti". Esse versículo nos mostra que muitas vezes ainda fazemos coisas que ofendem o Senhor porque nos falta guardar a Sua palavra. Apocalipse 1:3 nos fala que bem-aventurados são os que leem, ouvem e guardam a Palavra. O primeiro passo é ouvir e ler no espírito, permitindo que o Senhor fale conosco por meio de Sua Palavra. Em seguida, precisamos guardá-la, não apenas memorizando-a, mas praticando aquilo que lemos e ouvimos.

Alguns dentre nós praticam coisas que não condizem com a vida de um filho de Deus por ignorância. Isso ocorre porque lhes falta a Palavra como um bom depósito. A leitura da Palavra nos traz luz e também gera em nós um sentimento de temor e tremor que nos guarda de muitas coisas que nos afastam do Senhor (Sl 119:104-105).