quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O castigo que nos trouxe a paz

Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5:8)

Is 53:5; Rm 5:6-9; 6:6; 7:18


Quando nascemos de nossos pais, herdamos deles uma natureza caída, que a Bíblia chama de carne. Essa carne para nada aproveita (Jo 6:63), sendo a fonte de nossos delitos e pecados. Por isso está debaixo da condenação de Deus, uma vez que em nós não habita bem nenhum (Rm 7:18).

Neste contexto, merecíamos morrer pela condenação que nos foi imposta. Porém o Senhor morreu em nosso lugar. Embora nascido da carne, descendendo de Davi, Nele não havia pecado algum. E essa carne foi levada à cruz, incluindo a nós, para um tratamento cabal. Portanto, quando cremos no Senhor Jesus, recebendo Sua obra na cruz, nossa carne também é aniquilada. Com Ele foi crucificado nosso velho homem (6:6).

Uma vez que cremos no nome do Senhor, experimentando Sua morte e ressurreição, somos feitos filhos de Deus (Jo 1:12). O ato de crer em Cristo, confessando-O como nosso Senhor e Salvador, resulta em que todas as coisas relativas ao pecado, mundo e ego foram crucificadas com Ele. Aleluia! O Senhor aniquilou nossa carne quando se dispôs a morrer por nós. Por nascer no Senhor, somos considerados filhos de Deus.

O sangue precioso de Cristo é suficiente para apagar o registro de nossos pecados. Aceitando a Cristo e a Sua obra redentora ganhamos a salvação. A esse aspecto do evangelho chamamos de evangelho da graça, pois mostra que por nós mesmos não há salvação, senão pela fé na obra gloriosa da cruz. Pela graça fomos salvos, e isso não vem de nós, é dom de Deus (Ef 2:8). Como pecadores, não tínhamos como nos justificar, mas Deus enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar e cumprir a justiça de Deus. Uma vez aceito o sacrifício de Jesus, as exigências de Deus foram satisfeitas. Mediante tal redenção, obtivemos a justificação gratuitamente.

E ainda mais, não fomos tão somente justificados, mas também santificados, ou seja, separados por Deus para participarmos de Seu plano de salvação. Assim sendo, purificados pelo sangue remissor, justificados por meio da redenção e santificados em Cristo, temos paz com Deus.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)