sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A obra do Espírito

Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa (Ef 1:13)

Is 1:18; Jo 20:31; Ef 1:22-23; 1 Jo 1:7, 9; Ap 19:8


A obra do Filho, a redenção de nossos pecados, nos permitiu receber a vida de Deus. Nossas transgressões foram perdoadas pelo derramamento do sangue de Cristo (1 Jo 1:7, 9). E, por meio de invocarmos Seu nome, recebemos a vida de Deus (Jo 20:31). Essa vida nos qualifica à filiação. Agora, podemos viver segundo essa vida divina.

Após a obra do Filho, temos a obra do Espírito. Nela, obtemos a confirmação da bênção do Pai, que nos escolheu e predestinou, e da obra do Filho, que nos redimiu e qualificou a receber a vida divina para a plena filiação. Quando nosso viver está de acordo com a obra do Deus Triúno, o Espírito nos sela, isto é, nos aprova, pois estamos nos conduzindo como filhos de Deus. O contrário, entretanto, também é verdadeiro. Se nossas ações não estão de acordo com a vontade de Deus, o Espírito não nos sela, mas nos reprova. Isso ocorre quando vivemos segundo nossa vida caída.

Nosso viver é comparado a uma veste: no passado, repleta de manchas pecaminosas, mas hoje brancas devido à obra da redenção (Is 1:18; Ap 19:8). Contudo, à medida que nos conduzimos adequadamente, o Espírito sela nossa "veste". Este selar do Espírito é semelhante a um carimbo; quanto mais ações justas praticamos, mais o Espírito nos "carimba" e mais resplandecente a nossa "veste" se torna.

Se permitirmos o selar contínuo do Espírito em nosso viver, espontaneamente nos tornaremos a plenitude de Cristo, a expressão do Corpo de Cristo (Ef 1:22-23). Quando chegarmos a ser totalmente selados e "carimbados" pelo Espírito, seremos a glória de Deus. Por isso a vida de Deus precisa crescer em nós. Ao ler os escritos de Paulo, precisamos sempre transformar a letra em espírito e aplicá-las ao nosso viver a fim de ganharmos vida de suas palavras.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)