quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os dois estágios dos filhos de Deus

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8:14)

Mt 16:24; Rm 6:6; 7:1-3; 8:13; Hb 2:5-8


Ao receber o evangelho da graça, recebemos o perdão de pecados e a vida divina. A partir de então precisamos crescer em vida. Para isso, o Senhor nos colocou na vida da igreja, um ambiente dinâmico e cheio de vida. Nela, duas coisas devem acontecer. Primeiro, é necessário negar a nós mesmos (Mt 16:24); segundo, somos aperfeiçoados, servindo o Senhor, para que, um dia, governemos no mundo que há de vir (Hb 2:5-8). Nessa saudável vida da igreja, praticamos a palavra do Senhor, invocamos Seu nome, temos graça para negar nossa vida da alma, para ganhar mais da vida divina, obtendo, assim, a vida abundante do Filho de Deus. Um ambiente assim leva-nos ao amadurecimento.

Para compreender melhor o desejo de Deus, vamos ler alguns versículos em Romanos que esclarecerão esse processo de crescimento de vida: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (8:14). A palavra "filhos" no grego é huiós, que significa um filho já maduro. Portanto, todos aqueles que vivem no espírito, são esses filhos maduros guiados por Deus. Pelo fato de ter a palavra do Senhor e invocar Seu nome, essas pessoas se tornam sensíveis ao guiar do Espírito; são os filhos maduros de Deus.

O versículo 16 diz: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". A palavra grega para "filho", nesse versículo, diferente do versículo 14, é téknon, que significa criança. Trata-se de um filho de Deus ainda imaturo. Então podemos ver que, em nosso crescimento espiritual de vida, há duas etapas, ou dois estágios. Irmãos novos ou recém-salvos ainda são téknon. No entanto, alguns que já foram regenerados há bastante tempo continuam sendo téknon, por não terem se alimentado o suficiente da Palavra nem terem negado a si mesmos.

Um filho de Deus ainda criança não poderá reinar no mundo que há de vir. Se um pai que tem riquezas entregar sua herança ao filho menor de idade, este não conseguirá administrar bem a herança que recebeu. Para isso, o filho tem de amadurecer. É salutar, hoje, no viver da igreja, visitar os irmãos e ter reuniões nas casas de oração, para que os irmãos ao nosso redor possam crescer em vida.

No capítulo sete de Romanos, o velho marido, com quem todos nós estávamos casados, é o nosso velho homem (Rm 6:6; cf. 7:1-3). Ele corresponde à carne, ao ego, à vida da alma que nos escraviza, subjugando nosso corpo para praticar o pecado. Mas, graças ao Senhor, temos outra vida em nós, temos o novo marido, isto é, Cristo em nosso espírito regenerado. O velho marido já foi crucificado. Hoje temos de mortificar os feitos do corpo através do Espírito que habita em nós (8:13). Como consequência, passamos a ser filhos de Deus, "huiós ", guiados pelo Espírito (v. 14).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)