sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Esvaziar-se, Amar e voltar à Simplicidade

Receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompido a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Co 11:3)

Mt 7:21; Lc 6:46; 1 Co 8:1-3; 2 Co 5:17; Ap 21:5a


Os ministros da nova aliança são pessoas de atitude. O Evangelho de Mateus registra: ''Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (3:2). No passado, tínhamos esse versículo apenas como uma mudança de mente (metanóia em grego - meta = mudança e nóia = mente). Contudo esse versículo tem sido novo para nós, pois também tem trazido revelação quanto à mudança de atitude.

De nada adianta somente saber, por exemplo, que precisa fazer exercícios físicos para preservar a sua saúde. Tampouco basta ter o conhecimento que precisa fazer uma dieta. É preciso ter a atitude de fazer os exercícios regularmente e realizar a dieta (Lc 6:46; Mt 7:21).

Qual tem sido a nossa atitude quanto à Palavra de Deus que recebemos? Buscamos satisfazer a nossa necessidade mental ou desejamos alimentar nosso espírito? Em Mateus 5:3, lemos: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". Esse versículo mostra que precisamos nos esvaziar diante do Senhor, dia após dia. Uma das características de um ministro da nova aliança é que ele se esvazia para sempre receber coisas novas do Senhor (2 Co 5:17; Ap 21:5a).

Ele também é uma pessoa que edifica com amor. Paulo disse: "No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele" (1 Co 8:1-3). Nós precisamos do conhecimento, mas com humildade. O foco no saber traz soberba, críticas e autossuficiência, mas o amor edifica.

Um ministro deve sempre manter a simplicidade, conforme vemos na Palavra de Deus: "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo" (2 Co 11:3). Precisamos ter o desejo de retomar à simplicidade e à pureza devidas a Cristo.

Com o passar dos anos, porque ficamos "sabidos demais", perdemos a simplicidade e nos tornamos orgulhosos. Já não somos mais pobres em espírito, já não somos tão amáveis e nos tornamos complicados. Essa postura não agrada ao Senhor.

Voltemos a ser pobres em espírito, a ser simples, amando o Senhor e as pessoas. Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)