terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fazer morrer o nosso ser natural

Trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes. E sobre elas Jesus montou (Mt 21:7)

1 Rs 1:33, 38, 44; Zc 9:9; Mt 21:5; Lc 19:29


Vemos, nas histórias bíblicas, que, geralmente, os reis eram empossados montados em cavalos majestosos. Davi, por exemplo, utilizava uma mula como condução (1 Rs 1:33). Salomão, por sua vez, para ser designado rei, montou a mula que era de Davi (vs. 38, 44). A mula é um animal formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência. Podemos dizer que o jumento, dentre os animais de montaria, é o mais desprezível, posto que os homens preferem os cavalos. O jumento, desse modo, representa o último da categoria.

De acordo com a narrativa de Lucas 19, a partir do versículo 29, para entrar em Jerusalém, o Senhor Jesus pediu aos discípulos que Lhe trouxessem uma jumenta e um jumentinho. Logo, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na semana derradeira antes de Sua morte e ressurreição, ocorreu num jumentinho. Isso porque era necessário que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Zacarias: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zc 9:9). O Senhor Jesus, quando entrou na cidade de Jerusalém, não utilizou nenhum animal de grande porte; pelo contrário, visto que é um Rei humilde e manso, montou num jumentinho, cria de um animal de carga, que já Lhe estava preparado (Mt 21:5). o Senhor dirigiu-se a Jerusalém para sofrer muitas coisas dos principais sacerdotes, ser testado e examinado pelos fariseus, passar pela morte de cruz e, por fim, após Sua ressurreição, reinar.

Sabemos que, pelo formidável equilíbrio de um jumento, ele é apto para andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. Experimentei disso quando, por causa da obra do Senhor, tive de montar num jumento para alcançar as altas montanhas da Bolívia. O caminho a percorrer era extremamente difícil, cheio de pedrinhas, e, como o meio de transporte era precário, só se conseguia ir de jumento. Por outro lado, quando o jumento resolve empacar, por mais que apanhe, ele desiste de andar. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados. Com uma varinha na mão podemos até corrigi-los. Na primeira tentativa, andam um pouco rápido; porém, depois de alguns passos, diminuem o ritmo e, finalmente, sentam-se.

O caráter de um jumento é muito semelhante à nossa vida da alma, ou seja, extremamente forte. Por várias vezes, só fazemos aquilo que apreciamos. Somos exortados em amor pelos irmãos, contudo insistimos em não nos arrepender.

Assim como o Senhor montou um mero jumentinho, fazendo com que este O servisse, deixemos que Ele mude nossa natureza, disciplinando-nos a fim de que sejamos úteis e dóceis à Sua vontade. Ele nos colocou na vida da igreja para que essa preparação seja levada a cabo, fazendo morrer nossa natureza caída e possamos ser conduzidos por Ele, realizando Sua vontade na terra.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)