terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Unidos com Cristo em um só Espírito

Aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele (1 Co 6:17)

Jo 3:6; 4:24; Rm 6:4-5; 8:16; 10:9


Ontem vimos que a nossa experiência de salvação começa quando invocamos o nome do Senhor e cremos em nosso coração na obra que Ele fez por nós (Rm 10:9). Vimos também que precisamos dar um passo além e passar pelo batismo, que representa a nossa completa identificação com a morte e ressurreição do Senhor Jesus (6:4).

Quando cremos, nosso espírito humano se uniu ao Espírito de Deus, e hoje eles estão mesclados de forma que são apenas um. A esse respeito podemos ver algumas passagens no Novo Testamento. Em João 4:24 lemos: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Embora não tenhamos, na tradução Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida, uma distinção clara na grafia da palavra "espírito", podemos inferir que a primeira menção se refere ao Espírito de Deus, e a segunda ao espírito humano. Deus é Espírito, mas quem são os Seus adoradores? Somos nós! Por isso nós invocamos o nome do Senhor como uma forma de santificá-lo em nosso espírito. E ainda mais, quando lemos a Bíblia, nós não o fazemos de qualquer maneira, mas lemos com oração para tocarmos o Senhor em espírito e em realidade.

O segundo versículo que nos mostra essa distinção está em João 3:6, que diz: "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito". Aqui a distinção fica ainda mais clara. Quando nós cremos e invocamos o Senhor, nascemos de Deus, que é Espírito, em nosso espírito humano. Um dia nós nascemos de nossos pais biológicos, mas, quando tivemos a experiência da salvação, nós nascemos do Espírito, nascemos de Deus (1:12-13).

Por fim, uma terceira passagem que faz referência ao Espírito de Deus e ao espírito humano é Romanos 8:16: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". Vimos que o Espírito de Deus e o nosso espírito possuem a mesma natureza, ou seja, são compatíveis entre si. Quando invocamos o nome do Senhor, o Espírito de Deus e o nosso espírito humano se mesclaram. Uma vez que isso acontece, nada pode separá-los, porque agora são apenas um (1 Co 6:17).

Assim, de acordo com o livro de Romanos, a experiência da salvação nos traz muito mais que o perdão dos pecados. Tudo o que Cristo fez se torna nosso ao crermos em Seu nome: Sua encarnação, Seu viver humano perfeito, Sua vitória sobre Satanás e o pecado na cruz. Quando Jesus foi crucificado, todas as coisas negativas estavam ali, e nós também morremos com Ele. Quando cremos e somos batizados, tornamo-nos um com Cristo e participamos não apenas da Sua morte, mas também da Sua ressurreição vitoriosa (Rm 6:5).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)