sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A visão de Apocalipse 12

Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos Pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12:1)

Ap 12:1-9; Lc 1:78


Em Apocalipse 12, temos uma importante visão que se refere à consumação dos séculos. Nesse capítulo vemos importantes figuras: a mulher que sofre para dar à luz, o grande dragão vermelho, um filho varão, a terra que abriu sua boca para engolir o rio e o deserto. Essas figuras, associadas ao estudo da geografia e da história, desvendam-nos o significado da visão: "Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz" (vs. 1-2). A mulher que sofre para dar à luz representa todos os filhos de Deus. Por estar vestida do sol, significa que sua justiça é Cristo, o Sol da justiça (Ml 4:2; Lc 1:78); a lua que está debaixo dos seus pés indica que ela não tem luz própria, mas reflete a que é proveniente de Cristo. Assim, ela é expressão de Cristo. A coroa de doze estrelas representa os vencedores em sua atribuição de governar o mundo vindouro com Cristo.

Quanto ao grande dragão vermelho, leiamos: "Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse" (12:3-4). Esse grande dragão é Satanás, o diabo, que é o forte opositor de Deus e de Seus filhos. À luz da geografia e da história, a figura do dragão inclui, no mapa-múndi, todo o continente euroasiático. Sua mandíbula é representada pela Itália. Sua boca aberta está direcionada para o continente africano, que, segundo o desenho do mapa, sugere um bebê em posição fetal. Este, portanto, representa o filho varão que nasce da mulher universal (v. 5). Assim, visualizando a figura do grande dragão vermelho e a do filho varão, temos a perseguição deste por aquele, conforme descrito nos versículos acima.

No versículo 9 lemos: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos". Ao longo dos séculos, Satanás tem seduzido as nações e seus líderes, instigando uns contra outros e fazendo com que ocorra um grande derramamento de sangue. Além disso, nós o alimentamos sempre que estamos na carne. Deus amaldiçoou a serpente no Éden dizendo que está se alimentaria do pó da terra, que é o elemento de que somos feitos. Assim, o que antes era uma pequena serpente foi-se desenvolvendo ao tragar as pessoas, até culminar no que é hoje, um grande dragão vermelho.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)