quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Nosso objetivo: crescer e frutificar

Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra (Gn 1:28)

Gn 1:24-27; Lc 13:6-9


Em Gênesis 1:28 vemos a determinação de Deus para que o homem e a mulher fossem fecundos e se multiplicassem. Essa mesma ordem é para nós hoje, no aspecto espiritual. Ser fecundo significa ser frutífero, ou seja, ser cheio de frutos. Isso significa que o Senhor deseja que frutifiquemos, que geremos pessoas para Ele.

Deus criou os animais segundo a espécie de cada um (vs, 24-25). Contudo a criação do homem foi planejada de maneira diferente: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (v. 26a). Fomos criados segundo a espécie de Deus. À vista disso, o plano original de Deus é que enchamos a terra com a "espécie de Deus", isto é, com filhos de Deus, multiplicando a vida divina.

Como sabemos, Satanás prejudicou o plano original de Deus para o homem, corrompendo-o com a natureza pecaminosa. Ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem caiu em degradação e ficou impossibilitado de dar cumprimento ao propósito de Deus.

Mas graças a Deus por Jesus Cristo! Sua obra redentora restaurou o homem à condição original! Uma vez salvos e regenerados, podemos frutificar para Deus. A palavra nos ensina a maneira de dar frutos. Em João 15, vemos que Jesus é a videira, nós somos os ramos, e o Pai é o agricultor. Todo ramo que permanece Nele pode dar fruto. Os ramos que dão fruto são limpos e os que não frutificam são cortados (vs. 1-5). Lucas 13 apresenta a parábola da figueira estéril, plantada em uma vinha. Por três anos aquela figueira não deu fruto e o dono da vinha pediu ao viticultor para cortá-la, pois estava ocupando inutilmente o solo. Mas o viticultor respondeu: "Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la" (vs. 8-9).

É dessa maneira que o Senhor nos tem tratado. Ele é misericordioso para com os que não frutificaram ainda. Somos a lavoura de Deus (1 Co 3:9), e Ele tem sido longânimo para conosco, nos concedendo mais tempo e oportunidade para frutificar. Um ramo deve produzir frutos, por isso, se não estamos frutificando, há algo errado conosco. Talvez o inimigo tenha semeado em nosso coração "ervas daninhas", "espinhos" ou "abrolhos", que atrapalham nossa frutificação. Se esse é o caso, devemos lançar mão do fogo do espírito para eliminar esses obstáculos, deixando o Senhor queimar todas as impurezas que impedem o desenvolvimento de Sua vida em nós; assim, não seremos infrutíferos.

Já recebemos a vida divina em nosso interior. Agora essa vida precisa crescer e se multiplicar, gerando mais e mais frutos.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)