quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O evangelho do reino

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória (CI 3:4)

Jo 1:1, 14; 1 Co 10:15; CI 2:9; 1 Tm 2:5; 1 Pe 1:3


O segundo aspecto do evangelho diz respeito a Jesus, como o Filho de Deus, dando-nos a vida divina. Ele "foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos" (Rm 1:4).

Pelo fato de nossos pecados terem sido perdoados, hoje temos direito de participar da vida de Cristo, através de comer e beber Dele (Jo 6:57; 4:14). Muitos cristãos precisam ouvir não só que seus pecados foram perdoados e estão salvos da perdição eterna, mas também que precisam crescer em vida até ser vencedores. Quando veio como descendente de Davi, Jesus introduziu a divindade na humanidade (CI 2:9). Deus se tornou um Homem (Jo 1:1, 14), e isso foi um grandioso milagre. Em seguida, foi à cruz e morreu. Mas, ao terceiro dia, Ele ressuscitou e depois ascendeu aos céus, e, pela primeira vez, na história da humanidade, um homem entrou na glória. Dessa forma, Cristo introduziu a humanidade para dentro da divindade.

A ressurreição de Jesus é a maior prova de que Sua obra na cruz foi aceita por Deus. A nossa esperança está na ressurreição de Cristo. Em 1 Pedro 1:3 vemos que fomos regenerados para uma viva esperança. Cristo, então, tornou-se o Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2:5). Hoje há um homem no céu. Por um lado, o Senhor Jesus está no céu, entronizado; por outro, está na terra, cuidando das igrejas, Seus candelabros de ouro (Ap 1:11-13).

Jesus Cristo é Deus, mas também é um Homem. Em ressurreição Ele foi designado Filho de Deus como homem, apesar de Ele já ser Filho de Deus em espírito. Quando Ele veio à terra era o Filho unigênito de Deus (Jo 1:14, 18), mas, quando ressuscitou, se tornou o Filho primogênito de Deus (cf Jo 20:17). Em ressurreição, Ele foi designado Filho de Deus. Pela primeira vez um homem foi designado Filho de Deus: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8:29), como também vemos em Colossenses 1:15: "Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação". Quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos com Ele (Ef 2:5-6). Isto é, nós fomos aceitos pelo Pai. Por isso é que, em ressurreição, temos Jesus Cristo como o Filho de Deus, dispensando-nos a vida de Deus. Isso se relaciona com o evangelho do reino. Dessa forma, o evangelho de Deus não visa somente salvar-nos, mas, por meio da vida divina com a qual fomos regenerados, fazer-nos crescer dia a dia até à maturidade.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)