segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Conferência Internacional na EAV - Tema Geral: Gálatas - A Filiação

Mens 01 - O Autor: Paulo

Leitura Bíblica: Gl 1:1-2

I- O livro de Gálatas toca um ponto muito importante que é a filiação, ganhamos a filiação! E isso se refere em como nós podemos crescer até atingir a maturidade. O Senhor nos determinou para sermos herdeiros, fomos predestinados a filiação, mas nós ainda somos crianças no que diz respeito a vida divina. Então o Senhor nos colocou na vida da igreja, e nós vamos aprendendo passo a passo. Temos tutores e curados, eles suprem nossas necessidades para que cresçamos em vida, mas temos também professores nos ensinando, e assim com todos estes aspectos iremos crescendo até atingir a maturidade. A vida da igreja é para nosso crescimento de vida, e através da palavra de Deus nós adquirimos também o conhecimento, assim ao crescer e atingir a maturidade você estará apto a receber a herança que o Senhor preparou, isso é a filiação plena. Deus quer que alcancemos a filiação plena, e isso é por meio de viver a vida da igreja. Gálatas nos mostra que no passado estávamos debaixo da lei, mas que o Senhor nos tirou disso e nos pôs na vida da igreja, por isso vemos a importância do crescimento em vida, do conhecimento da Palavra e também da nutrição.
 A) O Senhor morreu na cruz por nós, e Ele deseja aperfeiçoar um grupo de pessoas para ganhar a filiação plena. O Senhor morreu por nós e nos limpou dos pecados, nos deu vida, e nos colocou na vida da igreja. Nós como menores, estamos debaixo deste tutores e curadores, e somos agradecidos a estes irmãos, e tem cuidado de toda nossa necessidade. Eles nos suprem não só com conhecimento, mas com vida.
Ganhar a plena filiação é para nos que possamos governar o mundo que há de vir, o Senhor quer nosso crescimento! Por isso nós precisamos destes irmãos que nos suprem o alimento espiritual.

II- Como este livro de Gálatas chegou ate nós? Deus nos entregou uma comissão, que é reinar no mundo que há de vir. O primeiro mundo (mundo passado) foi entregue a anjos(sob cuidado de lúcifer), e este anjos eram capazes, alguns mais que outros. O muito conhecimento os fizeram falhar!
 A) Paulo foi o autor do livro de Gálatas, e ele era fariseu dos fariseus, instruído aos pés de Gamalieu e avantajava-se dos outros de sua idade. Ele guardava a lei e era zeloso dentro do judaísmo. Mas sabemos que Deus em Seu desejo, preparou pra nós o evangelho. Sabendo que o Senhor preparou para nós o evangelho, Ele se fez carne e veio até nós. O Senhor passou por todo um processo, nasceu em uma manjedoura, e vemos que desde de pequeno Ele amava o Pai e preocupava com as coisas do Pai, vemos isso na passagem quando Ele tinha 12 anos, e os pais o foram procurar no templo! Onde você tem procurado seu filho? Nossos filhos precisamos estar ocupados, preocupados, e amando as coisas do Pai.
Devemos ter este costume, levar nossos filhos, leva-los a viver a vida da igreja, servindo o Senhor.
 B) Quando mais velho, o Senhor começou a exercer Seu ministério, e as pessoas eram atraídas pelo Senhor. Muitos iam ouvi-Lo, muitos iam para ser alimentados por Ele. Mas esta palavra não era só para os galileus, era também para Jerusalém, então o Senhor escolheu alguns para que estivessem com Ele. Este que o Senhor escolheu, tinham interesse pela Palavra, mas não tinham muita cultura, e em Jerusalém as pessoas lá tinham muita cultura. Naquela época, podemos ver que eles ficaram esperando, conforme o Senhor falou, e eles tinham medo, não eram tão fortes para levar a Palavra, mas eles estavam ali orando e se equipando. Naqueles dias que eles estiveram orando, o Senhor ia os equipando, mesmo que eles não tinham muita cultura, mas o Senhor os estava capacitando. O Espírito foi enviado e derramado sobre eles, e agora eles estavam capacitados para pregar as pessoas em Jerusalém que tinham muito mais cultura do que eles, pois o Espírito de poder foi derramado. Não era uma coisa fácil levar adiante a obra do Senhor! Este evangelho foi pregado aquelas pessoas em Jerusalém, aleluia!
 C) As pessoas em Jerusalém ficarem impactados, pois como podia aqueles galileus, com pouca cultura, falarem daquela forma, e no idioma de cada um ali? Uns julgaram mal, mas Pedro se levantou e falou com intrepidez, pois eles haviam recebido O Espírito! Aquele era o derramamento exterior do Espírito, mas tem algo ligado a vida, vocês querem? Nós recebemos a Vida! "Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo". Louvado seja o Senhor, as pessoas começaram a invocar e o espírito foi aberto, foram salvos muitos ali, e eles perseveravam unânimes. Naquele cenário, em Jerusalém, havia um jovem que era irrepreensível quanto a Lei, uma pessoa assim é muito bem quista na religião. Este dizia: Vamos prender este que creem neste novo caminho, e pegou autorização para prender os que invocavam o nome do Senhor.

III- Paulo e outros prendiam os que invocavam o Nome do Senhor, foi até mesmo para outras cidades, Paulo pegou autorização para ir prender os que invocavam. Ele se chamava Saulo antes de ser transformado em Paulo. Quando estava indo apareceu uma grande luz, uma luz muito forte mesmo a ponto de não ver. Essa luz que Paulo viu era realmente muito forte, ficou cego, e ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" ele disse: "Quem és Tu Senhor"? "Eu sou Jesus a quem tu persegues"! Então caiu a ficha de Paulo, ao perseguir aqueles que invocavam o Nome do Senhor ele estava perseguindo o próprio Senhor. Paulo foi ajudado a se arrepender de tudo que fez no passado(a religião nos deixa cegos), precisa ser batizado(nascer de novo) e servir o Senhor. Aquele que perseguia agora tinha uma comissão: Ser ministro da nova aliança. Teve a visão restabelecida e agora se tornou um invocador de Jesus. Mas Paulo conhecia muito bem a antiga aliança, mas não conhecia a nova, então ali junto dos irmãos começou a servir e aprender tudo do zero, veja como é importante servir na igreja junto dos irmãos.
 A) Paulo foi levado ao deserto da Arábia, não sabemos quanto tempo, mas ali ele foi arrebatado ao terceiro céu e recebeu palavras inefáveis. Como ministro da nova aliança ele precisava ser equipado, ali o Senhor o equipou com as palavras da economia de Deus, da nova aliança, ouviu palavras diretamente do Senhor, e viu como praticar a economia neo-testamentaria de Deus. Deus trabalhou em Paulo, por isso falou a ele palavra que não é lícito ao homem referir, mas ele deixou registrado em forma de letra para os ministros da nova aliança (2 Co 3:6). Para ser revelado, aberto, é preciso ministros da nova aliança que vivem no espírito e abrem os livros, extraem vida dos escritos e alimentam a todos. Mas deve ter cuidado de não permanecer na esfera da letra, senão o resultado é ruim. Se usar letra para explicar letra será problema. Tem de usar espírito para abrir a letra e transmitir vida. Deus precisa hoje deste ministros da nova aliança. Jesus é o Senhor!

(PS: Extrato da mensagem 1 desfrutada na conferência, enviada por um jovem)

Ministros que transformam a letra em vida

Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu [ ... ] e sei que o tal homem [ ... ] foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir (2 Co 12:1-4)

Mt 28:18-20; Mc 16:15; Jo 12:24; 1 Co 12:3


O livro de Romanos traz uma compreensão exata do evangelho de Deus. Essa epístola, localizada na Bíblia logo depois do livro de Atos e escrita após a segunda carta aos coríntios, é também considerada como o "quinto evangelho".

Nos quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, vemos o retrato do que o Senhor Jesus manifestou em Seu viver humano e as características de Sua obra. Os quatro livros exibem ainda o resultado do penoso trabalho de Jesus, isto é, o fruto de Sua morte de cruz, que, como um grão de trigo caindo na terra, morreu, produzindo muitos frutos, que são os incontáveis filhos de Deus espalhados pela terra (Jo 12:24).

Havendo o Senhor Jesus ressuscitado, Ele mesmo incumbiu os apóstolos de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura, pois toda autoridade no céu e na terra tinha sido dada a Ele. Sob a direção do Senhor, os apóstolos faziam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas ordenadas por Ele (Mt 28:18-20; Mc 16:15). Com 14 livros escritos no Novo Testamento, Paulo tornou-se o apóstolo mais usado pelo Senhor na era da nova aliança, na época em que as primeiras igrejas surgiram, conforme é registrado no livro de Atos.

Todas as epístolas de Paulo são resultado das visões e revelações que ele recebeu ao ter sido arrebatado ao terceiro céu e ao paraíso para ouvir palavras inefáveis, tão indescritíveis que não é lícito ao homem referir, isto é, contar por meio da palavra falada (2 Co 12:1-4). Essas palavras vieram diretamente do Deus Triúno, e Paulo as revelou em forma de letra para serem praticadas no Espírito.

A menção de Paulo em 2 Coríntios 3:6 é uma prova evidente de que ele almejava, na época, que ministros da nova aliança estivessem no espírito para desvendar as verdades registradas em forma de letra: "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica".

Hoje, nós somos os ministros da nova aliança que o Senhor levantou, colocando-nos no viver normal da igreja e salvando-nos da condição pecaminosa em que estávamos outrora. Para ser tais ministros hoje, necessitamos invocar o nome do Senhor, transformando as palavras registradas por Paulo em Espírito e vida. Uma pessoa que não está no espírito não pode dizer: -ó Senhor Jesus!", independente de qual seja sua posição social (1 Co 12:3). Devemos sempre invocar o nome do Senhor Jesus para estar no Espírito.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)