quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Os filhos de Deus são governados a partir de seu espírito

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8:14)

Gn 2:7; Jó 32:8; Zc 12:1; Mc 2:8; Rm 2:15; 1 Co 6:17; 1 Ts 5:23


Enquanto o governo do mundo de outrora foi entregue aos anjos, e o mundo presente foi usurpado por Satanás e seus anjos, Deus prepara o homem hoje para governar o mundo que há de vir. Com esse intuito, Deus criou o homem bem diferente do que fizera com os anjos.

O homem foi criado a partir do barro e do sopro de Deus. Seu corpo, feito do barro, recebeu o sopro divino, o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7; Jó 32:8; 33:4; Pv 20:27). Possuímos três partes: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23), que podemos exemplificar graficamente por meio de três círculos concêntricos. O mais exterior representa o corpo, nossa parte biológica; o mediano, corresponde à alma, nossa parte psicológica; e o mais interior representa o espírito humano, nossa parte espiritual.

O homem foi criado de maneira que, por meio de seu espírito humano, fosse governado por Deus a fim de cumprir Sua vontade. Além disso, por meio de nosso espírito, podemos ter comunhão com Deus (Is 66:1; Zc 12:1; cf Rm 8:16).

O espírito humano tem três partes: consciência, comunhão e intuição. Deus usa a consciência para governar as ações do homem. Se o homem faz algo fora da vontade de Deus, sua consciência o acusa (Jo 8:9; Rm 2:15). Mas, quando o homem desobedece à sua consciência, a Bíblia fala que ela perde sua função, ou seja, ela fica cauterizada (1 Tm 4:2). No nosso caso, como filhos de Deus e ministros da nova aliança, quando fazemos algo errado, perdemos a paz. Por meio dessa sensação, Deus nos conduz ao arrependimento.

O espírito do homem tem também a parte da comunhão. Deus criou no homem o espírito humano, parte essa que tem a mesma natureza do Espírito de Deus, e isso nos torna diferentes dos anjos. O Espírito de Deus e o espírito do homem podem ter comunhão (Lc 1:47; 1 Co 6:17).

A terceira parte do espírito humano se chama intuição. Quando Deus quer falar ao homem, usa a comunhão e, quando quer dar-lhe direção ou revelação, usa a intuição. Ela é a parte mais íntima de nosso espírito. Se estivermos livres de ofensas na consciência, abertos a Deus e em comunhão com Ele, perceberemos mais as coisas espirituais por meio da intuição.

Resumindo, de uma maneira simples: a consciência distingue entre certo e errado, condena ou justifica (Rm 2:15; 9:1; 1 Co 4:4; 5:3; Jo 8:9); a comunhão contata, adora e serve a Deus (1 Co 6:17; Jo 4:24; Rm 1:9); e a intuição tem uma percepção ou obtém um sentimento direto de Deus (Mc 2:8; 1 Co 2:11; 1 Jo 2:27).

Graças ao Senhor! Pelo espírito humano, Deus governa o homem preparando-o para governar o mundo que há de vir.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)