quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ser um pai

Ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus (1 Co 4:15). E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória (1 Ts 2:11-12)

1 Co 9:1; 11:28; 1 Tm1:2


O ministro da nova aliança não deve ser somente um ministrador eloquente, mas deve ser como um pai, alguém que gera a vida de Deus nas pessoas e zela pela vida delas. O apóstolo Paulo disse aos coríntios: "Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus" (1 Co 4:15).

O que é um preceptor? A palavra "preceptor" no grego quer dizer pedagogo. É um tipo de professor que ensina e que guia as crianças. Um pedagogo tem um sistema de educação que lhe oferece suporte para orientar seus alunos.

Um ministro da nova aliança não é somente um bom professor que sabe ensinar; ele precisa ser um pai, alguém que gera as pessoas. Precisamos de bons "professores" que manejam e ensinam bem a Bíblia, porém o que as igrejas precisam é de pais, ou seja, geradores e cuidadores dos irmãos. Os ministros da nova aliança precisam ser esses pais (Jo 21:15-17; 1 Tm 1:2).

Graças ao Senhor que na vida da igreja temos muitos pais que cuidam de nós, que nos fazem invocar o nome do Senhor e negar a nós mesmos. Os pais gostam de repetir, mas essa repetição é positiva, pois ela mostra cuidado e preocupação. Da mesma forma, nós, ministros da nova aliança, devemos ser esses pais, que se preocupam com os interesses do Senhor e de Seus filhos (1 Co 11:28; 1 Ts 2:11-12).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)