quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Preparação do Homem

Para estudar bem a Bíblia duas condições básicas devem ser cumpridas: primeiro, a pessoa deve ser correta e treinada; e segundo, o método deve ser correto. Pelas últimas centenas de anos, especialmente estes que se seguiram à Reforma, tem sido escritos muitos bons livros sobre como estudar a palavra de Deus. Esses têm sido volumes de grande qualidade, mas eles compartilham de um defeito comum básico ao enfatizarem o método de estudo da Bíblia enquanto ignoram a pessoa que estuda a Bíblia. Os autores dão a impressão de que qualquer um pode dominar as Escrituras se tão somente adotar certos métodos. No entanto, o fato é que muitos têm usado esses métodos, mas ainda não conhecem a Bíblia. Sem dúvida, aqueles que escrevem sobre estes métodos conhecem suas bíblias muito bem. Porque, então, as pessoas não obtêm o mesmo resultado ao seguir seus métodos? É porque elas esquecem de que tipo de pessoas elas são. O problema de estudar a Palavra não está simplesmente no método, mas mais agudamente no próprio homem. Alguns estudam bem, pois eles têm aprendido diante de Deus; consequentemente, usando o método correto eles estão aptos para conhecer a Bíblia. Mas meramente passar adiante o seu método sem simultaneamente comunicar a sua vida não ajudará os outros cuja vida não é correta.

Uma coisa, então, é de suprema importância: ao estudar a Bíblia, tanto o homem quanto o método devem ser corretos. De fato, somente o homem correto pode utilizar plenamente o método apropriado. O método de estudo é inquestionavelmente um tanto significativo; sem isso ninguém pode dominar seu estudo. Mas o próprio homem deve ser transformado antes de ser apto para estudar bem. Aqueles que crêem que apenas uns poucos podem entender a Bíblia estão tão enganados no seu pensamento quanto aqueles que consideram todos como qualificados a conhecê-la. Pois a verdade é que nem poucos nem todos, mas apenas uma classe de pessoas pode realmente estudar a Bíblia. A menos que façamos parte dessa classe de pessoas, nós não estaremos aptos para estudar as Escrituras muito bem. Portanto, devemos perceber que o homem é mais importante do que o método. Se o homem não é certo, método nenhum vai dar certo; mas se o homem é correto, todos esses bons métodos podem ser usados. Nós sinceramente consideramos o método necessário; no entanto, nós nunca o consideraremos em primeiro lugar; o próprio homem deve vir em primeiro lugar.

Consequentemente, ao abordarmos este assunto do buscar as Escrituras, nós devemos naturalmente dividi-lo em duas partes: primeira, a preparação do homem; segundo, os métodos de estudo da Bíblia.

Texto extraído de Buscai as Escrituras de Watcham Nee

Identificados com Cristo

Se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos (Rm 6:8). E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (At 22:16)

Mt 28:19; Rm 6:3-9; 7:24: 8:11


Quando o Senhor Jesus foi crucificado e morreu, toda a humanidade estava representada por Ele. No entanto, para esse fato se tornar nossa completa realidade, é necessário crermos, invocarmos o nome do Senhor e sermos batizados. Por isso a pregação do evangelho é algo tão grande, tão importante. Quando alguém recebe Cristo como seu Senhor e Salvador, um verdadeiro milagre ocorre em sua vida; essa pessoa é inserida Nele e se torna uma com Ele. Pela experiência do batismo, seu velho homem é sepultado, e ela se identifica com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6:3-4).

Por isso precisamos encorajar todos aqueles que recebem o evangelho a serem batizados; isso faz parte da comissão que o Senhor deu aos Seus discípulos: "Ide, portanto, faze i discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19). Podemos aproveitar quando houver um batismo, e fazer o possível para encher o local de reuniões, convidando familiares e amigos, e anunciar aos convidados a grande obra da salvação de Cristo a nosso favor. Podemos até dizer a eles que aquele evento se trata de uma "despedida", pois o velho homem será "sepultado" ali, ao ser mergulhado na água, e uma nova pessoa emergirá para viver em novidade de vida. Devemos ajudar as pessoas a ver o significado do batismo.

No Brasil, quando alguém morre, convém que seja sepultado o quanto antes. Da mesma forma, quando alguém se converte ao Senhor e se toma participante na morte de Cristo, deveríamos providenciar que seu velho homem, seu velho viver, seja "sepultado", por meio do batismo nas águas, o mais rápido possível.

É prudente alertá-los também de que, mesmo após ser sepultado, se não vivermos no espírito em nossa experiência diária, nosso velho homem produzirá algumas dificuldades. Romanos 6:6 diz: "Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos". Aqui é mencionado "corpo do pecado" e no capítulo 7 Paulo menciona também "corpo dessa morte" (v. 24). Quando não estamos vivendo no espírito, enfrentamos "o corpo do pecado" e o "corpo da morte". Quando somos levados a pecar e praticar coisas que desagradam ao Senhor, isso é o "corpo do pecado". Quando decidimos ler a Bíblia e rapidamente pegamos no sono, ou então alegamos cansaço para deixar de nos reunir com os irmãos, mas, ao chegar em casa, ligamos a televisão e gastamos várias horas "ligados" na programação, isso é o "corpo dessa morte".

Devemos buscar exercitar o nosso espírito a todo momento, a fim de negar a nossa vida da alma e ser encontrados em Cristo. O resultado de um viver saudável é que o Espírito de Deus, que está em nós, vivificará também o nosso corpo mortal (8:11). Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)