terça-feira, 4 de novembro de 2014

Atingirmos o estágio da plena filiação

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá (Jo 6:57)

Gn 49:11; Jo 6:63; 15:1-8; Ef 1:3-5


Vimos, no passado, que amarrar um jumento à videira mais excelente significa restringi-lo em sua dieta para que coma apenas uva (Gn 49:11). Comer do fruto da videira ou comer uvas significa nos alimentarmos das palavras saudáveis que nos suprem de vida (Jo 6:63). Amarrados à videira verdadeira nos alimentaremos de Cristo. Aleluia!

Em João 15:5, o próprio Senhor afirma que Ele é a videira e nós os ramos. Somente a uva dessa videira divinal é capaz de mudar nossa natureza teimosa, tal como a natureza de um jumento. Contudo o Senhor ainda deseja ir além. No versículo 2, é relatado que todo ramo que, estando Nele, der fruto, será limpo para que dê mais fruto ainda. Por outro lado, o ramo que não der fruto, Ele o corta. Por isso, irmãos, como filhos de Deus, temos de frutificar. Embora o Senhor aguarde, pacientemente, pela nossa frutificação, caso não formos zelosos no crescimento espiritual, não frutificaremos, restando ao Senhor nos cortar.

Precisamos abrir o livro de Efésios por meio do exercitar do espírito, para aplicá-lo em nosso viver diário. Efésios relata-nos o propósito de Deus em tornar-nos santos e irrepreensíveis perante Ele a fim de manifestarmos Seu plano às pessoas. Deus nos predestinou para a filiação (1:3-5). O termo "filiação", muitas vezes traduzido como "adoção", significa tornar-se um filho completo, um filho maduro. Esse é o beneplácito, o bom prazer de Deus, é o que Lhe agrada: fazer-nos filhos maduros.
Apesar de muitos filhos de Deus terem sido salvos, lavados com o sangue de Cristo e escolhidos por Deus antes da fundação do mundo, não compreendem que ainda precisam alcançar a filiação. Mesmo entre nós, existem irmãos que não se movem para alcançar a plena filiação. O fato é que o Senhor está buscando pessoas com o coração absoluto a Deus, que O amem e O busquem. Um coração disposto a ser trabalhado pelo Senhor para alcançar o estágio de filho maduro e reinar na era vindoura.

As riquezas de Cristo sendo trabalhadas em nós farão com que alcancemos a plenitude de Cristo, que resulta na expressão Dele por meio da igreja. Resumindo, o livro de Efésio fala-nos de alcançarmos a plena filiação, por negarmos a vida da alma, no viver da igreja, para que um dia possamos reinar com o Senhor no mundo que há de vir.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)