quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Constituição e solidez

Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem (Hb 5:8-9)

Mt 16:24; Mc 4:33; Jo 3:8; 2 Co 11:23-27; Hb 4:12; 1 Pe 5:10

A terceira característica de um ministro da nova aliança diz respeito à sua constituição. Ele é constituído com a palavra viva de Deus e a transmite igualmente de maneira viva, seguindo a direção do Espírito e a necessidade dos que a ouvem (Hb 4:12; Jo 3:8; Mc 4:33).

Por exercer seus dons com a Palavra de Deus, no serviço aos santos e na oferta de riquezas materiais, o ministro ganha graça e, pela graça, seu dom exercitado torna-se ministério, ou seja, um serviço. Quanto mais o ministro de Deus pratica seu ministério, mais seu serviço pode ser usado por Deus e se tornar Suas operações.

A solidez e estabilidade são a quarta característica de um ministro da nova aliança, e são provenientes dos sofrimentos que ele passa ao longo de seu serviço a Deus (2 Co 1:6; 2:4; Cl 1:24; Hb 5:8-9; 1 Pe 4:19; 5:10). O apóstolo Paulo passou por muitas perseguições, rejeições, insinuações, calúnias, difamações e privações físicas (2 Co 11:23-27). Todas essas situações de pressão lhe produziram crescimento espiritual (4:17).

Assim como os apóstolos Paulo e Pedro, muitos servos de Deus passaram por muitas situações adversas, como perseguições e calúnias, porém não desanimaram em face dessas tribulações. E quanto a nós? Murmuramos pelas tribulações que passamos? Reagimos e condenamos os que nos oprimem? Caso a resposta seja positiva, isso mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer. Sim, fomos habilitados para ser ministros da nova aliança, porém precisamos ser aperfeiçoados (2 Co 13:9b).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)