segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Converte conhecimento em vida

O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6). Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4:13)

Jo 15:16; 2 Co 12:1-4


Quando falamos que precisamos extrair vida dos escritos de Paulo, não significa que não precisamos do conhecimento registrado em suas epístolas. Nossa ênfase é converter o conhecimento em vida, ou seja, extrair vida da Palavra de Deus. É isso que o Senhor está nos ensinando.

O apóstolo Paulo recebeu visões e revelações do Senhor no terceiro céu sobre a economia neotestamentária de Deus (2 Co 12:1-4) e as registrou em suas catorze epístolas com o objetivo de que as próximas gerações recebessem o conteúdo dessas revelações.

Hoje, o Senhor quer fazer de nós ministros da nova aliança (2 Co 3:6). Todos podemos ser esses ministros. A questão é se cremos ou não. No vocabulário de Deus não existe a expressão "eu não posso" (Lc 1:37). Semelhantemente, todos nós podemos ele, pois é Ele quem nos fortalece (Fp 4:13).

Lemos em 2 Coríntios 3:5-6: "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica". Era como se Paulo dissesse: "Eu preciso de vocês, os ministros da nova aliança, pois vocês não estão na letra, e sim no espírito". Não importa a idade e quanto tempo você tem desde que creu em Jesus. O fato é que fomos habilitados para ser ministros da nova aliança, e todos podemos dar frutos para o Senhor (Jo 15:16). Tudo o que precisamos é estar no espírito para extrair vida das Escrituras.

Nesta semana, abordaremos várias características para sermos esses ministros que frutificam para Deus.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Dons do Espírito

Em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito (1 Co 12:13)

1 Co 12:1-30


Em 1 Coríntios 12:4-6 temos os dons concedidos pelo Espírito, os ministérios (ou serviços) dados pelo Senhor e as operações (ou realizações) providas pelo Pai. Nos versículos seguintes vemos mais detalhes dos dons do Espírito: ''A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso". Nessa lista Paulo menciona a palavra da sabedoria; a palavra do conhecimento; a fé; dons de curar; operações de milagres; profecia; discernimento de espíritos; variedade de línguas; capacidade para interpretá-las. Mas "um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente" (vs. 7-11).

A partir do versículo 12 até o versículo 27, Paulo fala dos ministérios concedidos pelo Senhor aos membros do Corpo de Cristo. Como membros, todos somos importantes, porque fomos colocados no Corpo pela Cabeça e temos nossas funções. Nenhum membro deve considerar-se desnecessário nem comparar-se com outros membros que ele considere de maior valor: "Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser" (vs. 14-16). Igualmente nenhum membro deve achar-se suficiente e pensar que não precisa dos demais: "Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós" (v. 21). Por isso um membro tem de ajudar o outro a exercer seu ministério.

A partir do versículo 28 até o versículo 30, Paulo fala das operações: "A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos: em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?". Naturalmente os itens citados aqui não esgotam toda a gama de funções e operações realizadas por Deus por meio dos membros. O fato é que o Senhor nos inseriu em Seu Corpo por meio do batismo e hoje, como membros, devemos exercer nossa função segundo a vida do Corpo, isto é, a vida divina que opera em nós.

Em suma, quando cremos no Senhor e somos regenerados, o Espírito Santo começa a trabalhar em nós, dando-nos dons. Conforme usamos esses dons, ganhamos mais graça. Desse modo, nosso dom torna-se ministério. O ministério é ligado ao Senhor e é exercido no Corpo. É o quanto do Senhor está constituído em nós. Assim, pouco a pouco, crescemos em vida, e Deus pode nos usar em suas operações na igreja. Pelo trabalhar do Deus Triúno em nós, somos aperfeiçoados para a edificação do Corpo de Cristo e Sua expressão na terra hoje. Louvado seja o Senhor!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)