terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O evangelho completo

Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 8:30)

Rm 1:1-4; 6:6; 8:17; Hb 2:18; 4:15; 5:8


Apesar de a Epístola de Paulo aos Romanos ter sido escrita após as epístolas aos coríntios, ela foi inserida na Bíblia logo após os evangelhos e o livro de Atos, pois seu conteúdo se refere ao evangelho de Deus (Rm 1:1).

Vimos que esse evangelho diz respeito ao Filho de Deus. Não se trata de uma doutrina ou de uma mensagem que pregamos, mas do próprio Senhor Jesus. Em Romanos, o Filho nos é apresentado em dois aspectos: como Filho do Homem e como Filho de Deus. Primeiramente, em relação à Sua humanidade, Ele é o descendente de Davi (v. 3). Ao ser concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria, Ele recebeu um corpo em semelhança de carne pecaminosa, mas sem pecado (Hb 4:15). Se Jesus não tivesse tomado a forma humana, Ele jamais poderia salvar o homem. Mas, enquanto esteve na terra, Ele viveu como um de nós e foi tentado em todas as coisas. Por isso hoje pode se compadecer de nossas fraquezas (2:18). Mesmo sendo Filho de Deus, Ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (5:8) e foi obediente até a morte na cruz (Fp 2:8). Quando foi crucificado, a nossa carne foi à cruz com Ele, e ali nosso velho homem também foi morto (Rm 6:6), para que hoje pudéssemos receber a vida de Deus. Ao ressuscitar, Jesus como Homem, foi recebido na glória como Filho de Deus (At 13:33). Aleluia! Dessa maneira, Ele abriu caminho para que todos nós recebêssemos também a filiação (Rm 8:17).

Dessa forma, a carta aos Romanos nos mostra a experiência de Cristo como Homem que venceu o pecado na cruz, crucificando com ele a nossa carne pecaminosa. Por outro lado, mostra que Jesus, após a Sua ressurreição, foi o primeiro homem a receber a plena filiação e ser introduzido na glória de Deus. Hoje Ele deseja nos fazer filhos maduros, para no futuro estarmos aptos a reinar com Ele no mundo vindouro. Por isso, quando nós cremos e invocamos o nome do Senhor, desfrutamos de todas as riquezas de Cristo. Essas são as boas-novas que Paulo registrou na Epístola aos Romanos. Esse é o evangelho completo!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

O pano de fundo da Epístola de Paulo aos Romanos

Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5:17) . Agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte (7:9-10)

Rm 15:26-28; 1 Co 5:1-7; 2 Co 2:5-13; 7:5-16


No volume anterior vimos que a Epístola de Paulo aos Romanos fala a respeito do evangelho de Deus (Rm 1:1). Hoje veremos os acontecimentos que antecederam o envio da carta aos romanos.

Cronologicamente, essa carta foi escrita após as duas epístolas que Paulo escreveu aos coríntios. A primeira delas foi escrita em Éfeso, visando corrigir alguns problemas que havia entre os irmãos de Corinto. O apóstolo registra de maneira específica uma situação de tamanha imoralidade que sequer poderia ser tolerada entre os gentios (1 Co 5:1). Por essa razão, as palavras de Paulo soaram bastante duras, inclusive no sentido de repreender os líderes da igreja por não terem tratado tais assuntos com a devida seriedade (vs. 2, 6-7).

No entanto, após haver enviado essa primeira carta aos coríntios por meio de Tito, Paulo demonstrou preocupação pelo efeito que suas palavras poderiam ter causado nos irmãos (2 Co 2:13). Quando finalmente se reencontrou com Tito na Macedônia, a reação do apóstolo foi de muita alegria, pois os irmãos se arrependeram e manifestaram o desejo de recebê-lo novamente entre eles (7:5-10). Mesmo aquele irmão que cometera o ato imoral com sua madrasta havia demonstrado arrependimento e estava sendo novamente acolhido pelos demais irmãos (2:5-8). O próprio Tito havia sido encorajado pela igreja em Corinto (v. 13). Graças ao Senhor por isso! Nessa situação podemos ver o alcance do amor de Deus e do Seu perdão para com todos, até o mais vil pecador. Pela experiência desse irmão nós aprendemos que todos os que erram, merecem uma chance de arrependimento.

Ainda enquanto esteve na Macedônia, Paulo escreveu a Segunda Epístola aos Coríntios e, pouco tempo depois, partiu para Corinto ao encontro dos irmãos. Foi ali, em meio aos irmãos que haviam restaurado o viver normal da igreja, que ele escreveu a carta aos romanos, no qual relatou a sua intenção de ir a Jerusalém e, posteriormente, passar por Roma no caminho para a Espanha (Rm 15:26-28).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Purificados para servir ao Deus vivo

Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! (Hb 9:14)

Rm 1:8-9; 2 Co 5:18-19; Cl 1:13


Romanos 1, a partir do versículo 8, diz: "Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós". Tínhamos a necessidade de justificação porque nossa situação diante de Deus era injusta. Não nos era permitido aproximar-nos de Deus. Mas o sangue do Senhor Jesus nos purificou, e Sua cruz nos santificou. Aleluia! Precisamos servir a Deus no espírito.

Deus nos libertou do império das trevas e transferiu-nos para o reino do Filho do Seu amor. (CI 1:13). Nós, pecadores, mas escolhidos por Deus, uma vez santificados, podemos entrar no tabernáculo. Isso é maravilhoso! Não precisamos, nos dias de hoje, de animais para nos representar na expiação porque já temos o sangue de Cristo! Ao aceitar esse fato, cremos que Ele já derramou Seu sangue por nós e nos justificou. A seguir, passamos pela "bacia", fomos lavados e santificados pelo Seu Espírito. Então, "atravessamos as cinco colunas" e, enfim, tornamo-nos aptos para entrar no "Santo Lugar" e servir a Deus!

O homem que deseja servir a Deus precisa passar por todo esse processo de justificação e santificação, arcando com a responsabilidade de entrar no "Santo Lugar". Não mais estamos numa posição comum. Deus tem-nos dado a incumbência de pregar o evangelho a fim de reconciliar os homens com Ele, tirando-os do mundo, levando-os para o "átrio" e, em seguida, trazendo-os para o "Santo Lugar".

O livro de Romanos vem nos mostrar como servir a Deus. Para isso, mostra inicialmente que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23). Por isso o homem precisa de redenção, justificação e santificação. Passando por esses processos, pode assumir a responsabilidade de servir a Deus. Essa é a boa-nova! Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)