terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Senhor Jesus é apresentado

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus [ ... ] com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi. E foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 1:1, 3-4)

2 Sm 12:7-14; 1 Cr 21:1-17; Mt 1:1, 16


Como vimos ontem, o evangelho diz respeito ao Filho Deus, Jesus Cristo. E esse evangelho tem dois aspectos: o Senhor vindo como descendente de Davi segundo a carne, e depois designado como Filho de Deus, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos (Rm 1:3-4).

No tocante à vinda do Senhor em forma humana, sabemos que Ele veio de Maria, não diretamente de Davi. Contudo Maria era descendente de Davi. Por isso Romanos registra que Ele era descendente de Davi.

Ao ler 2 Samuel, vemos que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Todavia houve momentos em que Davi fracassou, cometendo pecados que desagradaram ao Senhor. Davi cometeu adultério com a mulher de Urias e, em seguida, mandou matá-lo, cometendo homicídio (2 Sm 11-12). Outro grande pecado cometido por Davi foi levantar o censo de Israel, contrariando a vontade do Senhor (1 Cr 21:1-17). A partir desses relatos, vemos que em Davi habitava uma natureza pecaminosa, que naturalmente fora transmitida aos seus descendentes.

Em Maria estava a mesma natureza pecaminosa vista em Davi, mas ela concebeu do Espírito Santo. Então o Senhor Jesus, como descendente de Davi segundo a carne por meio de Maria, tomou a semelhança da carne pecaminosa, mas sem pecado (Rm 8:3; Hb 4:15). Por outro lado, o Senhor também foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição.

Depois de conhecer a obra redentora do Senhor como um descendente de Davi, resgatando-nos do pecado, precisamos avançar na experiência cristã, experimentando-O como o Filho de Deus. O Senhor Jesus não é apenas o Filho do Homem, mas, segundo o espírito de santidade, foi designado Filho de Deus. Como tal, podemos receber Sua vida e crescer até à maturidade. Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)