segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Deus deseja ganhar um grupo de pessoas

Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele (Ef 1:4-5a)

1 Co 4:1; GI 1:15-16a; 5:25


Na semana passada, recebemos muita ajuda das palavras contidas no livro de Efésios. Todos precisamos compreender com clareza que Efésios 1 descreve a economia neotestamentária de Deus, que diz respeito ao dispensar do Deus Triúno em nós. Esse trabalhar diz respeito ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. A decisão de sermos escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo partiu do Pai (Ef 1:4). Essa é a obra do Pai, porque aprouve a Deus revelar Seu filho em nós (Gl 1:15-16a). Entre tantas pessoas no mundo, Ele nos escolheu para crescermos em vida e alcançarmos a plena filiação. E para isso nos colocou no ambiente adequado, a vida da igreja.
Graças ao Senhor, muitos irmãos têm dado testemunhos sobre o avanço da Sua obra nas diferentes regiões por meio da pregação do evangelho. Como ministros da nova aliança, esses irmãos atuam de modo a não se preocuparem apenas em multiplicar o número de pessoas nas reuniões, pois o foco é a propagação do nome do Senhor e de Seu evangelho completo, que resultará na salvação e crescimento em vida. Embora não tenhamos a nomenclatura oficial de ministros da nova aliança, podemos nos considerar ministros em realidade, praticando na atualidade os escritos do apóstolo Paulo (1 Co 4:1).

Não basta apenas sermos salvos. Precisamos alcançar a filiação plena, ou seja, o estágio de filhos maduros (Ef 1:5). Entre os diversos grupos cristãos, existem centenas de milhares de pessoas redimidas pelo precioso sangue de Cristo (v. 7). Contudo poucos têm a consciência de que precisam alcançar a filiação. A filiação relaciona-se com o mundo que há de vir, o qual não será entregue ao governo dos anjos (Hb 2:5), mas àqueles cuja vida divina tiver amadurecido. Governar com Cristo na era vindoura será um prêmio para aqueles que, após a salvação, decidiram viver no espírito (Gl 5:25) e cresceram em vida, atingindo o estágio de filhos maduros.

Portanto o livro de Efésios mostra-nos que a vontade de Deus é ganhar para si um grupo de pessoas. Não sabemos quantos foram escolhidos antes da fundação do mundo e redimidos pelo sangue do Senhor Jesus. Mas, vimos que Deus deseja que todos os Seus escolhidos cresçam na vida divina e alcancem a plena filiação.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)