terça-feira, 27 de maio de 2014

Não a Posição ou Título, mas a Vida

Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra (At 8:4).

Jo 1:12-13; Ef 4:11-14

Vimos ontem que o Senhor "concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" (Ef 4:11-12).
No viver da igreja, nosso encargo e nossa ênfase não são a hierarquia, a posição ou o título, mas o crescimento na vida de Deus. Quando cremos no Senhor, fomos regenerados e recebemos a Sua vida. A partir desse momento, devemos buscar o crescimento e amadurecimento na vida espiritual. Para isso, invocamos o nome do Senhor, que nos supre dessa vida preciosa, divina e eterna. Também temos Sua Palavra, que nos alimenta e ajuda a crescer até sermos vencedores.
Toda vida tem uma expressão. De nossos pais, recebemos a vida humana, e eles esperam que cresçamos humanamente. Na vida espiritual, ocorre o mesmo; recebemos a vida divina ao crer no nome do Senhor Jesus (Jo 1:12-13), mas não devemos permanecer infantis espiritualmente, como meninos agitados por todo vento de doutrina (Ef 4:14). Precisamos crescer e lançar "raízes" profundas para sermos como árvores que os ventos não conseguem arrancar.
Ao surgirem oportunidades para a pregação do evangelho, não hesitemos, mas o façamos com intrepidez. Todos nós podemos nos envolver com a pregação do evangelho, tanto no seu aspecto coletivo, quando estamos com outros irmãos, quanto no aspecto individual. É muito bom ver todos aproveitando as oportunidades para falar do Senhor às pessoas.
Um dia, outros irmãos que têm esse ministério falaram do evangelho para você e o ajudaram a receber o Senhor Jesus. Depois, eles o apascentaram e introduziram no viver da igreja. Agora é a sua vez; você deve buscar o crescimento espiritual e levar o evangelho a outros.

(PS: Palavra extraída do Alimento Diário)

Buscar o Progresso Espiritual

Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres. [ ... ] E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13:1-2). Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja (1 Co 14:12)    --    Ef 4:10-14

O tema desta semana é ''A visão do tabernáculo". O tabernáculo, lugar da habitação de Deus no Antigo Testamento, prefigura o viver da igreja hoje em vários aspectos. Seus compartimentos, materiais e utensílios possuem detalhes preciosos, cujos significados revelam como deve ser a edificação da igreja, o Corpo de Cristo, segundo o que Deus estabeleceu.
O Senhor primeiro estabeleceu na igreja os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro, os evangelistas; e, em quarto, os pastores e mestres "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" (Ef 4:11-12). A atuação de pastores e mestres é mais restrita a uma cidade, onde exercem sua função de apascentar, pastorear e ensinar os irmãos da igreja ali.
Conforme a necessidade da obra de Deus aumenta, aqueles que são pastores e mestres, e já cresceram espiritualmente, não devem ficar restritos à cidade onde vivem, ou a uma congregação, ajudando apenas um número pequeno de irmãos. Antes, devem sair para pregar o evangelho também em outras cidades, assumindo a função de evangelistas. Ao pregar o evangelho e ajudar pessoas a serem ganhas pelo Senhor, esses evangelistas precisam avançar mais um pouco. Precisam ser aperfeiçoados e se tornar profetas, isto é, aqueles que ministram a Palavra de Deus. Conforme a vida divina cresce neles, o Senhor os envia para ministrar como profetas em muitos lugares, e até outros países, de modo que assumem a função de um apóstolo, que quer dizer enviado.
Se queremos ser vencedores, devemos buscar o crescimento na vida de Deus e permitir que o Senhor nos aperfeiçoe o máximo possível a fim de estarmos prontos para ser enviados por Ele a qualquer lugar. Todos os filhos de Deus precisam progredir espiritualmente em seu serviço a Deus e não devem restringir sua função somente às reuniões da igreja em sua cidade. O resultado desse progresso espiritual será a edificação do Corpo de Cristo não apenas no lugar onde estamos, mas em toda a terra. Louvado seja o Senhor!
(PS: Palavra extraída do Alimento Diário)