quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Salvação de Deus e a Visão do Tabernáculo - Parte 1

Leitura Bíblica: Rm 8:28-29

I - Nós(Cristãos) somos o verdadeiro tabernáculo de Deus. No antigo testamento existia todo um processo para o homem se aproximar de Deus e ter seus pecados perdoados. O tabernáculo era dividido em três partes - Átrio exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos - e apenas o sumo sacerdote, uma vez por ano poderia entrar no Santo dos Santos. Hoje podemos ter comunhão com Deus, entrar em Sua presença, a todo momento. Hoje o Santo do Santos está em nosso espírito.

    A) Todos nós podemos servir a Deus no espírito, temos acesso a Deus pelo novo e vivo caminho. (1Pe 2:5,9-10)(Ex 25:8). Não podemos nos aproximar do Senhor de qualquer maneira, no antigo testamento o pecador deveria apresentar um cordeiro sem defeito, que seria imolado em todo um processo, só então o pecador, identificado com o cordeiro imolado, era aceito por Deus. Hoje Cristo é a nossa oferta, nosso cordeiro, precisamos oferecer Cristo a Deus por meio da nossa confissão e oração. (Lv 1: 1-7).
    B) Nós não fomos comprados com ouro nem prata, mas pelo preciso sangue de Jesus, que Se ofereceu por nós, por isso hoje precisamos experimentar este fato e também levar a outras pessoas. O Senhor quer, deseja, que avancemos em nossa experiência cristã, na plena salvação - espírito, alma e corpo 1Ts 5:23 - crescendo em vida, para obtermos a plena filiação e governarmos com Cristo no mundo que há de vir. (Hb 2:5-8).
    C) Você tem algum pecado oculto? (Hb 9:22). Não precisamos esperar por uma reunião ou conferência para confessarmos e nos limparmos de nosso pecados, podemos nos arrepender agora, confessar e nos limpar de todo pecado. O que faz separação entre nós e Deus são os nossos pecados.(Is 59:1-3) Deus quer nos ganhar completamente! O que tem nos afastado do Senhor? Nos afastado dos irmãos? No inicio da nossa experiência Cristã, nós éramos simples, mas com o tempo ficamos velhos e começamos a reparar e criticar os outros.(1Co 6:11). Devemos voltar a simplicidade!
    D) Talvez seu problema não seja pecado, mas sujeira e contaminação, precisamos nos lavar e avançar, assim como tinha a bacia de bronze no átrio exterior para se lavar e depois então avançar para o Santo lugar, hoje nós devemos nos lavar de toda sujeira e contaminação e avançar em nossa experiência cristã, até quando ficaremos somente na experiência do átrio? (Jo 6:57).

II - O inimigo de Deus faz de tudo, 24 horas por dia, para tirar nosso alimento, que é a Palavra de Deus, e se nós deixarmos que ele tire nosso alimento, certamente iremos desanimar da nossa caminhada cristã, pois sem a Palavra nós desfalecemos, por isso devemos nos alimentar do Senhor mais e mais, não abrir mão de alimentar da Palavra todos os dias, ainda que tenhamos que esmurrar nosso corpo. (1Pe 2:2)

(PS: Palavra extraída da mensagem 1 ministrada na conferência micro-regional em Belo Horizonte - Compartilhar de um jovem)

O evangelho para a glória de Deus

Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para glória de Deus (1 Co 10:31)

Rm 1:20-21, 23, 25, 30; 2:4-5, 7


Deus fez de tudo para que conheçamos o evangelho. Não somente Sua palavra nos traz o evangelho, como toda a Sua criação o declara em Romanos 1:20. Logo, tudo o que Deus colocou ao nosso redor tem como objetivo declarar Seu desejo: que O conheçamos e O glorifiquemos. O problema é quando temos conhecimento de Deus, mas não O glorificamos como Deus nem Lhe rendemos graças (v. 21). Isso ocorre quando não se tem uma visão clara e plena do evangelho. O triste resultado é mudar a glória do Deus incorruptível em semelhança do que é corruptível e mudar a verdade de Deus em mentira (vs. 23, 25).

Uma pessoa pode estar mudando a glória do Deus incorruptível quando, em qualquer situação, ela mesma se coloca no lugar de Deus. Por exemplo, alguns podem ter uma opinião a respeito de como deveriam ser as coisas na igreja e não confiam que Deus, onisciente e onipotente, está no comando de tudo, tendo Sua maneira e Seu tempo para agir. De certa forma, na opinião deles, Deus está deixando de agir como deveria. Na verdade, aqui há uma discordância quanto ao que Deus está fazendo. Por outro lado, quando cremos plenamente no poder de Deus, nós O deixamos operar com total liberdade; não somente acerca daquilo que concordamos, mas até mesmo quando temos de abrir mão de nossa opinião, para dar espaço ao Senhor. Quando isso ocorre, estamos permitindo que o Senhor trabalhe em nós.

Em certos casos, nós temos a nossa opinião formada e não queremos buscar a vontade de Deus. Até mesmo buscamos versículos na Bíblia para fundamentar a nossa posição. Nesse caso, estaremos mudando a verdade de Deus em mentira. A Bíblia também se refere ao termo "aborrecidos de Deus" (Rm 1:30). Estes são os que perdem a esperança, endurecem o coração e começam a fazer tudo à sua própria maneira (2:5). Com o coração endurecido, podem até citar a Palavra de Deus quando argumentam, mas em suas práticas, estão contrariando essa mesma Palavra. Se esse é o caso, a única saída é rogar ao Senhor por arrependimento, pois é a bondade de Deus que conduz ao arrependimento (v. 4).

Outro ponto que devemos ver é que muitas vezes temos problemas com alguns irmãos que servem conosco. Apenas somos abençoados como igreja quando estamos reconciliados com os irmãos. Diante das contendas, percebamos que a igreja não pertence a nós, nem mesmo aos que se consideram líderes, pois a autoridade e o poder pertencem a Deus somente. Não devo permitir que devido à minha dureza de coração, a igreja sofra danos. Da mesma forma, uma família só é abençoada quando o marido e a esposa abrem mão dos conflitos para buscar a paz e a reconciliação. Em qualquer aspecto da vida da igreja, seja o viver de reuniões, o viver familiar ou o viver social, não devemos imputar a culpa de nossos problemas a outros. Quando cremos no evangelho, de fato, confiamos que Deus é totalmente poderoso para transformar a nós mesmos ou a qualquer pessoa. Assim, ganhamos esperança e somos habilitados a perdoar, a pedir perdão, a obter paz e reconciliação. Dessa forma, extinguimos as contendas, dando prioridade ao que é do Senhor, e não a nós mesmos. Como resultado, seremos retribuídos com a vida eterna, por perseverar em fazer o bem e procurar glória, honra e incorruptibilidade de Deus (Rm 2:7).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)