quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O mundo presente governado pelos principados e potestades

Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno (1 Jo 5:19). Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6:11-12)

Mt 25:41; Jo 12:31; 2 Tm 3:1-5; Ap 11:15; 12:10-11


Quanto mais um ministro da nova aliança permanece no espírito, mais humilde se torna. Desta maneira, a vida de Deus cresce nele e, como resultado, será exaltado por Deus. Então, no mundo que há de vir, será coroado de glória e de honra e reinará com Cristo sobre as nações. Todavia vimos ontem que o arcanjo Lúcifer, chamado de estrela da manhã em Isaías 14:12, não tomou esse caminho no mundo de outrora. Antes, por causa de sua formosura, seu coração se corrompeu e ele se orgulhou a ponto de querer ser semelhante ao Altíssimo. Consequentemente, ele foi lançado por terra. Lúcifer se rebelou contra a autoridade de Deus e se tornou Seu adversário, Satanás.

Na terra, Satanás faz de tudo para opor-se a Deus. Em toda a terra, atualmente há cerca de duzentas nações que, infelizmente, estão debaixo da influência do inimigo de Deus. Por isso a Bíblia o chama de o príncipe deste mundo (Jo 12:31). É ele quem lidera os governantes das nações a também irem contra Deus. Quando Satanás tentou o Senhor, depois de mostrar-Lhe todos os reinos do mundo, disse-Lhe: "Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua" (Lc 4:6-7). Em outras palavras, a autoridade e a glória dos reinos foram dadas a ele e, hoje, ele a entrega a quem quiser. Essa terra, portanto, está sob o governo de Satanás e seus anjos (Ef 2:2; 6:12).

Essa influência sobre as nações perdurará até que ele seja, definitivamente, lançado no lago de fogo (Mt 25:41b). Deus ainda não o aniquilou, mas o fará por meio de Seus filhos, que o vencerão por meio do sangue do Cordeiro, da palavra do testemunho que deram, isto é, pela pregação do evangelho do reino, e por não amarem a própria vida da alma (Ap 12:10-11). Ao soar da sétima trombeta, o reino do mundo se tornará do nosso Senhor, e Ele reinará pelos séculos dos séculos (11:15). Enquanto isso não acontece, Satanás causa conflitos entre as nações. Hoje, não há paz no oriente médio; tanto árabes como israelenses não conseguem viver em paz. Nações ricas, e cada vez mais ambiciosas pelo petróleo, inventam motivos para tomar a riqueza petrolífera de outras nações. Há conflito entre Estados Unidos e Iraque, Ucrânia e Rússia, e outros. Todos esses conflitos são provenientes da interferência de Satanás, pois todos estão debaixo da influência dos dominadores deste mundo tenebroso, das forças espirituais do mal. Por causa do príncipe deste mundo, não há paz na terra.

Quando o Senhor foi com os discípulos para Jerusalém, eles entraram no templo e, admirados, mostraram-Lhe as nobres e significativas construções (Mt 24:1). Então o Senhor lhes disse: "Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada" (v. 2). Ao ser perguntado quando aconteceriam essas coisas, o Senhor profetizou não só sobre a destruição do templo, como também sobre as inúmeras guerras que se sucederiam (v. 6). Esse quadro também nos ensina muito. Pela falta de comunhão com Deus, os homens se tornaram egoístas, avarentos, arrogantes (2 Tm 3:1-5). Enganados pelo príncipe deste mundo, não medem esforços para obter o que ambicionam e, mesmo conseguindo muito, carecem do principal: paz. Nós, por outro lado, precisamos estreitar nossa comunhão com Deus, permanecer firmes no espírito para não permitir que essas coisas carnais nos dominem. Antes, que possamos crescer e amadurecer a fim de vencer aquele que nos acusa diante de Deus e nos tornar os governantes do mundo que há de vir.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)