terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O poder de Deus no evangelho

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1:16)

Rm 1:6, 9,11-12,14,17


De acordo com o livro de Romanos, fomos chamados para ser de Cristo Jesus e dar testemunho desse fato (1:6). Cada um de nós recebeu esse chamamento. Nesse contexto, o apóstolo Paulo testifica que servia a Deus em seu espírito, no evangelho de Seu Filho (v. 9). O evangelho do Filho é a promessa de Deus para todos os homens, não apenas para um grupo seleto de pessoas. Cada vez que olhamos para nossa família, cônjuge, pais ou filhos, não devemos perder a esperança. Não importa em que situação nossa família esteja: a promessa e o chamamento de Deus são para que cada marido, esposa, pai, mãe, filho e filha seja Dele. Estamos todos incluídos nessa promessa.

Servir a Deus no evangelho de Seu Filho significa que não podemos viver separados desse evangelho. O que somos, o que fazemos e o que testificamos deve ser resultado do evangelho, do qual somos frutos e testemunhas. Experimentamos algo real e não estamos sozinhos. Existe em nós a necessidade de compartilhar a fé mútua e os dons espirituais, para que nos confortemos uns aos outros (Rm 1:11-12). Logo, não somos mais individualistas. Quem vive o evangelho sente alegria na comunhão com os santos, sente conforto na companhia dos irmãos e, além disso, sente-se como um devedor (v. 14). Somos devedores porque, ao nos apossarmos das grandiosas promessas de Deus, surge em nosso coração esse sentimento: "Isso não pode ser só para mim. Isso é para todos". Por isso, não nos envergonhamos do evangelho; porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (v. 16). Logo, a questão é se cremos ou não no poder do evangelho.

Quando vamos às reuniões da igreja, nós o fazemos crendo que o evangelho é capaz de nos salvar. Esse ato de crer nos traz esperança. Muitos deixam de se reunir com a igreja por não mais crerem no poder do evangelho em transformá-lo ou transformar os irmãos. Outros desistem de suas famílias por não ter esperança de que a situação de sua casa pode ser mudada. Precisamos crer no poder do evangelho, que é capaz de transformar as pessoas. Se deixamos de comparecer às reuniões da igreja, talvez seja porque ainda baseamos nossa esperança em nossa capacidade de mudar as pessoas e a nós mesmos. Dessa forma, falta-nos fé e também uma viva esperança, mas o fato é que essa capacidade não está em nós; é o evangelho que tem o poder de transformar as pessoas; é o poder do evangelho que consegue mudar a situação da igreja.

A justiça de Deus, ou seja, a vontade de Deus, se revela no evangelho (Rm 1:17). A obra redentora do Senhor Jesus se baseia na justiça e no amor de Deus, porque Ele cumpriu toda a justiça, realizando por completo a vontade do Pai. É nessa obra redentora que o evangelho se revela. Desse modo, a promessa de Deus para nós está fundamentada em Seu amor e justiça, firmes alicerces que não se abalam ao sabor das circunstâncias. O que Deus prometeu, Ele irá cumprir. Por isso, quem crê no poder do evangelho tem esperança; e quem tem esperança, tem alegria. É disso que precisamos para perseverar juntos no viver da igreja.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)