segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A obra na África e Europa

Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2:9-11)

Mt 24:14; Ap 5:9b-10


Precisamos agradecer ao Senhor pela maneira prática e acessível que o evangelho do reino tem sido pregado para testemunho a todos os povos, tribos, línguas e nações (Mt 24:14; Ap 5:9b-10). Ultrapassando as fronteiras da América Latina, constatamos o avanço do evangelho, as boas notícias de Deus ao homem, também em continentes como África e Europa. Por meio das orações intensas de todo o Corpo de Cristo, as barreiras têm sido superadas, uma por uma, com o firme propósito de a Palavra de Deus alcançar inúmeros países nesses dois continentes.

Na África, encontramos adversidades como a epidemia de ebola, vírus que provoca febre hemorrágica e tem levado uma multidão de pessoas à morte; epidemia esta recorrente também em países como o Congo e a Nigéria. A Nigéria, é o país mais populoso de todo continente africano. Nesse país, em uma das cidades, há uma congregação com cinco mil membros que tem avançado conosco na edificação das igrejas. Em outras regiões desse continente, como o país insular de Madagascar, assim como nas nações de Moçambique, Malawi, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Zâmbia e Zimbabwe, a obra do Senhor tem progredido, e o resultado é que as igrejas estão surgindo, as conferências nacionais têm acontecido e a colportagem avançado. Em alguns países também tem ocorrido o "Desperta Geração" - um evento de evangelismo que reúne jovens irmãos de várias congregações. Mesmo com todas as dificuldades possíveis, temos unidades do BooKafé em alguns países, cujo papel principal é permitir o acesso à Bíblia e aos livros espirituais e, assim, levar várias pessoas à Fé.

Na Europa não tem sido diferente. Por meio de colportores, os livros têm sido semeados em Barcelona, por exemplo. Há de se ressaltar a eficiência do encargo BooKafé em países como a Espanha, Portugal, Romênia, onde portas têm sido abertas frequentemente. Genebra, cidade suíça considerada polo mundial, e Dublin, capital da Irlanda, receberam recentemente unidades do Bookafé. Na Alemanha, um espaço destinado a esse encargo está em construção. Já há um casal de colportores disponíveis para servir ali. Na Bélgica, pela providência do Senhor, um pastor abriu a destra da comunhão de setenta igrejas.

Há ainda a prática do PLN - Projeto Línguas e Nações -, que tem funcionado como braço direito do CEAPE - Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho. No PLN, jovens voluntários têm se desdobrado no estudo da língua inglesa e paralelamente servem no BooKafé. Aleluia, somos coparticipantes da obra do Senhor nesses dois continentes, em especial por meio das orações e de ofertas de riquezas materiais. Precisamos continuar orando e ofertando, para que o nome do Senhor Jesus que está acima de todo nome, nos céus, na terra e debaixo da terra, continue sendo confessado por muitos povos africanos e europeus para a glória de Deus Pai (Fp 2:9-11).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

O deserto – abrigo aos filhos de Deus

Deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa (Ap 11:2).

Dn 7:23-25; Ap 12:17


Vimos até agora quatro de cinco figuras que compõem a visão de Apocalipse 12 e hoje, por fim, veremos a última figura - o deserto e a sua relação com os nossos dias.

O deserto será o lugar que acolherá os filhos de Deus que passarão pela grande tribulação (v. 17). O versículo 6 diz: "A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias", que são três anos e meio, isto é, o período da grande tribulação. Esse período também é apresentado pela expressão "um tempo, tempos e metade de um tempo" (v. 14), que foi usada pelo profeta Daniel quando previa acerca do fim dos tempos (Dn 7:25). Por fim, o mesmo período é expresso em meses, conforme lemos: "Mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa" (Ap 11:2). Assim, todos esses versículos apresentam que, no período da grande tribulação, o deserto desempenhará um papel extremamente importante para suprir os filhos de Deus que, por não amadurecerem, permanecerão na terra.

Dadas as evidências de Apocalipse e de Daniel, estima-se que a grande tribulação será mais intensa na Europa, uma vez que os dez chifres mencionados em sua profecia dizem respeito aos reis: "Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele mesmo reino; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis" (Dn 7:24).

Como a águia, no mapa-múndi, está em posição de pouso em direção à América do Sul, podemos inferir que esse continente será o deserto. Além dessa premissa, temos que a América do Sul, durante anos, tem sido um continente onde não ocorrem grandes conflitos, a maioria das pessoas é humilde, reunindo, assim, as condições para que o evangelho do reino avance com maior rapidez e facilidade. Dessa forma, o deserto tem sido preparado para dar abrigo e acolhida à mulher que está fugindo do grande dragão vermelho. A partir dessa visão de que a América do Sul é o deserto, aumenta-se a responsabilidade dos que nela moram em continuar preparando-a para suprir os filhos de Deus que necessitarão de ajuda no período da grande tribulação. Nesse sentido, precisamos intensificar a pregação do evangelho do reino nas mais diversas formas. Por exemplo, as unidades do BooKafé serão importantes, proporcionando um ambiente espiritual e alento para os que passarem pelas aflições oriundas do grande dragão e seus seguidores. Também servirá de lugar de proteção para os que forem perseguidos.

Esse mesmo encargo tem sido aplicado aos continentes africano, europeu e norte-americano para que, desde já, o que está escrito na Bíblia, seja trabalhado e experimentado pelos filhos de Deus. Como cafeteria com um lugar de oração, o BooKafé pode manter-se aberto grande parte do dia e com irmãos disponíveis para receber as pessoas, servir-lhes a Palavra de Deus e orar por elas.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Vencendo o grande dragão

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida (Ap 12:11)

Ap 3:10; 12:5


O filho varão representa os vencedores dentre os filhos de Deus. São os que cresceram espiritualmente, amadureceram e, por isso, serão arrebatados para Deus, até ao Seu trono (Ap 12:5). O versículo 11 diz: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida". Esses vencedores não são pessoas que não pecam ou erram, mas, quando isso acontece, se arrependem e aplicam o sangue de Cristo. A Palavra para eles não é apenas a verdade, mas sua realidade, sua experiência de vida, e, portanto, em seu viver a Palavra é seu testemunho. Além disso, eles negam a si mesmos, ainda que isso lhes custe a própria vida. Eles, certamente, são pessoas que vivem no espírito! Felizmente, o dragão não conseguirá devorá-los, uma vez que serão imediatamente arrebatados para o trono de Deus.

A partir de então, o grande dragão vermelho passa a perseguir a mulher universal (v. 13), que, neste momento, representa os filhos de Deus que não foram arrebatados e passarão pela grande tribulação que assolará o mundo inteiro (3:10). O Senhor, no entanto, será muito misericordioso para com Seus filhos que ficarem e concederá à mulher as duas asas da grande águia para que fuja para o deserto, onde lhe sustentará durante o período da grande tribulação (12:14).

De acordo com a silhueta desse continente, a América do Norte assemelha-se à figura de uma grande águia em posição de pouso, tendo a América Central e o Caribe como suas patas. Além do formato geográfico, no continente norte-americano temos os EUA que têm a águia como seu símbolo. Assim, cremos que os perseguidos no continente europeu serão socorridos pelas "duas asas da grande águia" do continente norte-americano.

Que sejamos os vencedores hoje, aqueles que buscam crescimento de vida por estarem debaixo do sangue do Cordeiro, por darem o testemunho e por não amarem sua vida da alma. Dessa maneira, não sofrerão no período da grande tribulação a perseguição de Satanás, o grande dragão vermelho. Ó Senhor Jesus!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)