quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Jesus é nossa oferta

Andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave (Ef 5:2).

Êx 25:8-9, 40; 30:18-21; 40:26; 1 Co 6:11; Hb 9:22; Ap 5:8; 8:3-4


Hoje usaremos a figura do tabernáculo, habitação de Deus no Antigo Testamento (Êx 25:8-9, 40), para descrever como se deu a nossa justificação e reconciliação com Deus. Nele, havia três compartimentos: o átrio, o Santo Lugar e o Santo dos Santos. O átrio continha o altar do holocausto, que servia para os filhos de Israel resolverem o problema do pecado com Deus. No Antigo Testamento, por meio da imolação de um animal, o pecador tinha base para se aproximar do Senhor. O ofertante trazia o animal, impunha as mãos sobre ele e, então, o imolava. Depois de morto o animal, seu sangue era aspergido ao redor do altar pelo sacerdote. Este, então, colocava o animal sobre o altar para ser queimado pelo fogo.

Isso tudo representa o sacrifício de Cristo a nosso favor. Visto que, sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hb 9:22), por meio de Sua morte, o homem pecador é justificado. Cristo é o mediador entre Deus e os homens; é Ele que nos permite ter paz com Deus. Por isso o Senhor Jesus tem para nós um valor inestimável! Foi Ele quem morreu em nosso lugar, quem foi "queimado e virou cinzas", e por Sua morte um "aroma suave" subiu até Deus Pai e nos reconciliou com Ele (Ef 5:2; Rm 5:10). Aleluia! Por meio Dele, fomos perdoados, purificados e reconciliados com Deus. No átrio havia também a bacia de bronze, onde os sacerdotes se lavavam e se santificavam para servir no tabernáculo (Êx 30:18-21). Isso significa que, uma vez reconciliados, temos de passar pelo lavar santificador do Espírito e da Palavra (1 Co 6:11; Ef 5:26).

Na entrada do Santo Lugar havia cinco colunas, figurando a responsabilidade dos ministros da reconciliação. Como tais, hoje, temos a responsabilidade de reconciliar as pessoas com Deus, levando-as à Sua paz (2 Co 5:18-19). Baseados nisso, o Senhor nos deu o projeto 3-5-15: o número três significa triplicar; o cinco, responsabilidade; e o 15, até o final de 2015. Portanto, como aqueles que foram reconciliados com Deus e a quem foi confiada a palavra da reconciliação, nossa comissão atual é frutificar no viver da igreja, com compromisso, procurando triplicar o número de irmãos até o final de 2015.

Nossa tarefa não termina ao ajudar um pecador a ser salvo. Ainda devemos conduzir as pessoas para o Santo Lugar, onde temos a mesa dos pães da proposição, que prefigura o Senhor como nosso alimento. Essa mesa dos pães representa também a experiência da mesa do Senhor, nas reuniões do partir do pão em memória Dele. Ainda no Santo Lugar, temos o candelabro de ouro, simbolizando a luz da Palavra de Deus, e o altar de incenso localizado no centro do tabernáculo (Êx 40:26), que representa nossas orações ao Senhor (Ap 5:8, 8:3-4). O altar, isto é, a oração, e o incenso, ou seja, Cristo, é um sinal de que a intercessão dos santos precisa ser cheia do Senhor. Essa deve ser a nossa responsabilidade.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)