terça-feira, 13 de maio de 2014

Outro Sinal: O Grande Dragão Vermelho

Ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus (Ap 12:10).

Gn 3:1-6; 1 Pe 5:8-10; Ap 12:7-9


Dando continuidade à visão de Apocalipse 12, lemos nos versículos 3 e 4: "Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse". Aqui vemos outro sinal, um dragão, que procura devorar o filho gerado pela mulher universal. A razão disso é que esse filho possui uma função muito importante dentro do plano de Deus.

O versículo 5 diz: "Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono". O fato de não ter conseguido devorar o filho da mulher deixou o dragão furioso, e ele passou a persegui-la, fazendo com que ela fugisse para o deserto. Esse deserto, conforme o versículo 6, é um lugar preparado por Deus para o seu sustento pelo período de mil duzentos e sessenta dias, que corresponde a três anos e meio.

Nos versículos seguintes vemos que houve ainda uma batalha do arcanjo Miguel, juntamente com seus anjos, contra o dragão e seus anjos (v. 7). O resultado é que o dragão e os seus anjos foram derrotados e lançados para a terra (vs. 8-9).

Na experiência da vida cristã, podemos constatar que o inimigo de Deus é também nosso adversário, o qual anda em derredor como leão que ruge, procurando nos devorar (1 Pe 5:8). Que fazer então? Devemos ser sóbrios e vigilantes, resistindo ao diabo, firmes na fé, sabendo que muitos em todo o mundo estão sofrendo conosco (v. 9). Ainda temos a promessa de que o Deus de toda graça nos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (v. 10).

Prosseguindo no capítulo 12 de Apocalipse vemos uma grande revelação: o dragão é, na verdade, "a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo" (v. 9). Voltando ao princípio das Escrituras, em Gênesis 3, vemos uma serpente sedutora, que induziu Eva a comer do fruto que Deus havia ordenado que não comesse e também a oferecê-lo ao seu marido. Assim, Deus os expulsou do Éden. Pelo relato de Apocalipse, a antiga serpente agora é um grande dragão, sedutor de toda a terra. Graças a Deus, esse dragão e todos os seus anjos serão atirados para a terra, e no céu não mais se achará lugar para eles.

(Palavra extraída do Alimento Diário)

O primeiro sinal - A Mulher Universal

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1:12).

Gn 37:9-10; Ap 1:1-3; 12:1-6


Nesta semana abordaremos uma importante visão apresentada no capítulo 12 de Apocalipse, que corresponde a uma mulher e um dragão.

Apocalipse é um livro repleto de visões e revelações, que chegaram até nós para que saibamos como proceder hoje. Podemos dividi-lo em duas partes: a primeira é formada pelos onze primeiros capítulos, e a segunda compreende os capítulos de 12 a 22.

Em Apocalipse 12:1-2 lemos: "Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz". A Bíblia traz figuras e alegorias de significado e aplicações espirituais diversos. Há várias interpretações para esses sinais. Uma delas é que essa mulher refere-se à totalidade dos filhos de Deus no mundo ao longo dos séculos, pois inclui os patriarcas (estrelas), os que guardavam os mandamentos de Deus no Antigo Testamento (lua), se referindo ao povo de Israel, e os que têm o testemunho de Jesus, os santos do Novo Testamento (sol). Há outras interpretações com ricas aplicações espirituais, mas não abordaremos no momento.

Vemos nesses versículos que essa mulher se encontrava grávida e estava sofrendo intensamente com as dores de parto, a ponto de gritar por conta dos tormentos para dar à luz. O sofrimento dessa mulher indica que, ao longo dos séculos, Deus tem trabalhado naqueles que foram chamados, a fim de gerar vencedores.

Podemos ver na Bíblia exemplos de pessoas que sofreram, arriscando suas vidas para cooperar com Deus. Temos Abraão, que abandonou sua terra e sua parentela e foi habitar em Canaã; Josué, que liderou os hebreus em muitas batalhas na conquista da boa terra; Daniel e seus três amigos, que enfrentaram grandes adversidades em Babilônia, e muitos outros (Hb 11:32-38). Também na história da igreja muitos se tornaram mártires, como Pedro e Paulo.

Na era presente, da mesma forma, muitos têm se consagrado ao Senhor para levar adiante Seu propósito, passando por tribulações, angústias e perseguições, levando sempre no corpo o morrer de Jesus (2 Co 4:10).

Não desanimemos, pois os sofrimentos do tempo presente produzirão eterno peso de glória (v. 17). Por fim, a mulher universal, em meio ao sofrimento, dará à luz o filho varão, que há de reger as nações. Aleluia!

(Palavra extraída do Alimento Diário)

O perigo da velhice espiritual

E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos (Rm 13:11).

Mt 16:24; Ef 5:14; Hb 2:5-8


O viver da igreja é o melhor ambiente para sermos transformados em reis. A principal característica desse viver é seguirmos o Senhor Jesus. Para segui-Lo, porém, o próprio Senhor disse que precisamos negar a nós mesmos (Mt 16:24). Por um lado, Ele quer nos suprir com Sua vida divina; por outro, nossa vida da alma está ocupando Seu lugar. Então, para que a vida de Deus cresça em nós, nossa vida da alma precisa ser negada.

O Senhor nos incumbiu de governar o mundo que há de vir (Hb 2:5-8). Por isso, hoje, Ele está trabalhando em nós. Para que sejamos leões, leoas ou leõezinhos, antes precisamos ser como aquele jumentinho, que foi transformado por estar amarrado à videira. Dessa maneira, cheios do Espírito, estaremos também prontos para ser usados pelo Senhor.

Essa experiência corresponde ao nosso processo de transformação. O Senhor nos ganhou e nos colocou na vida da igreja para desfrutarmos da vida abundante que está em Sua Palavra. Quanto mais vida extrairmos dela, mais rapidamente uma mudança ocorrerá em nosso interior e também em nosso viver. Nosso caráter forte e teimoso de donkey (jumento) dará lugar à expressão da vida de Deus. Antes pulávamos de um lado para outro e feríamos os que se aproximavam de nós; depois da transformação, entretanto, já não agimos mais assim. Isso acontece porque aprendemos a não nos alimentar de outra coisa, senão da vida de Deus.

Há um perigo, porém: a velhice espiritual. Como vimos no início desta semana, pouco a pouco podemos ficar "enjoados" das palavras de vida e buscar coisas vãs para nos preencher. Sem perceber, acabamos envelhecendo e, ainda que não caiamos em decadência, perdemos a sensibilidade e gosto pelas coisas de Deus. Participamos das reuniões, por exemplo, de maneira tradicional, sem nenhuma reação ao falar atual do Senhor.

Podemos considerar que há três condições nas quais os irmãos podem se encontrar. A primeira é muito boa: eles têm encargo pela igreja, estão envolvidos com os serviços, com a pregação do evangelho e o apascentamento das pessoas. A segunda condição diz respeito àqueles que ainda estão novos e cheios do frescor da vida de Deus, sendo, portanto, irmãos ativos. Porém ainda há uma terceira condição, na qual os irmãos pararam de buscar o crescimento na vida divina. Eles não se envolvem mais com os serviços, ficam à margem de tudo o que é promovido pela igreja e, assim, envelhecem.

Esperamos que alguns irmãos possam ajudar esse último grupo a reagir, dizendo: "Nós somos leões! Não podemos continuar dormindo! Vamos despertar e levantar! Vamos cooperar com o Senhor" (Rm 13:11; Ef 5:14)! É desse tipo de reação que precisamos!

(Palavra extraída do Alimento Diário)