quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Estar em Cristo

Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5:1 7)

Rm 6:5; 8:6; GI 2:19-20


Na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios temos uma preciosa chave para a vida cristã vitoriosa: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (5:17).

Conforme lemos em Romanos 8:6, nossa mente se inclina ou para a carne ou para o espírito. A fim de permanecermos no espírito, onde o Espírito de Deus habita, precisamos colocar nossa mente no espírito. Mesmo com todos os afazeres do nosso dia a dia, há diferentes maneiras de permanecer no espírito, isto é, de estar em Cristo. Uma delas é invocar o nome do Senhor. Além disso, ao ler a Palavra de Deus, podemos também transformar os versículos lidos em oração, cantar os hinos e falar seu conteúdo para as pessoas.

No entanto, se não estamos em Cristo, se nossa mente não está no espírito, seremos afligidos por um sério problema em nosso viver diário: seremos subjugados pelo nosso velho homem. Por um lado, devemos crer na Palavra do Senhor, que diz que nosso velho homem foi crucificado com Cristo; por outro lado, eventualmente ainda podemos nos deparar com as manifestações do velho homem, por meio dos pecados e da nossa forte vida da alma.

A própria Bíblia retrata essa situação: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:19b-20). Por outro lado Paulo diz: "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" (5:24). Por um lado fomos crucificados com Cristo; por outro, precisamos crucificar nosso velho homem, nossa carne.

Em suma, nós cremos nessas palavras, pois elas retratam a obra de Cristo por nós. Contudo, ainda precisamos aplicá-las à nossa experiência. Como podemos estar em Cristo hoje? De maneira prática, nós precisamos invocar o nome do Senhor a todo momento, e procurar manter contato diário com a Sua Palavra. Essa é uma parte da aplicação do que vemos em Romanos 6, cuja continuação veremos amanhã.

(PS:Palavra Extraída do Alimento Diário)