quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jesus abriu um novo caminho

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb 10:19-20).

Êx 25:10-22; Mt 27:51; Rm 10:13; 2 Co 11:3


No tabernáculo havia um terceiro compartimento: o Santo dos Santos, a parte mais interior, conhecida também como Lugar Santíssimo, pois apenas o sumo sacerdote podia entrar nesse espaço, uma vez ao ano, além de Moisés, que podia circular pelo ambiente a qualquer momento. Ali era o lugar onde Deus se avistava com o homem (Êx 25:10-22). Hoje, o Santo dos Santos é o nosso espírito regenerado, no qual habita o Espírito de Deus, onde podemos adorar a Deus e ter comunhão com Ele.

Em Hebreus 10:19-20 temos a revelação de como podemos entrar no Santo dos Santos. Entre o Santo dos Santos e o Santo Lugar havia um véu, uma cortina, que os separava. Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, o véu do santuário foi rasgado em duas partes, de alto a baixo (Mt 27:51). Esse véu representa o corpo do Senhor Jesus, Sua carne, que foi partida por nós (Lc 22:19).

O véu ficava dependurado em quatro colunas que, por sua vez, formavam três entradas, representando o Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito. Cremos que a parte rasgada foi a do meio, simbolizando que o Filho, ou seja, o Senhor Jesus na cruz foi partido por nós, e, por meio de Seu sangue, hoje podemos entrar com intrepidez na presença de Deus, em nosso espírito humano, que é a realidade do Santo dos Santos.

Talvez alguém pergunte: como posso entrar no Santos dos Santos hoje? Como está registrado em Romanos 10:6-7, não é preciso que façamos grandes esforços. Nós, que cremos em Cristo, temos a palavra da fé bem próxima de nós, na nossa boca e no nosso coração. Por isso, quando invocamos o nome do Senhor, podemos receber as riquezas de Deus em nós e deixar toda a "pobreza espiritual" de lado (vs. 12-13). Precisamos mudar de mentalidade e voltar à simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Co 11:3), invocando: "Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!". Assim, crendo com o coração e confessando com a boca a respeito da salvação, declarando que Jesus é o Senhor, ganharemos cada vez mais a salvação de Deus!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)