terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estudo Biblico Online Falar Cantar

A humildade é resultado de estar no espírito

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda (Pv 16:18). A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra (29:23). Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado (Lc 14:11)

Is 14:12-14; Ez 28:17; Dn 12:1; Hb 2:5-8; 1 Pe 5:6


A filiação é parte de um grande plano que Deus tem para o homem. Seu desejo é que o homem, após receber a vida divina, cresça e se torne um filho maduro, apto para governar o mundo que há de vir (Hb 2:5-8). Vimos em séries anteriores do Alimento Diário, que o governo do mundo de outrora foi entregue aos anjos. Dentre eles, havia Miguel, Gabriel e Lúcifer (Dn 12:1; Lc 1:19; Is 14:12), tendo este proeminência sobre os demais. Em certa feita, quando Miguel contendia com ele a respeito do corpo de Moisés, Miguel não se atreveu a lhe proferir juízo infamatório; antes, disse: "O Senhor te repreenda!" (Jd 9). Isso evidencia o respeito que Miguel tinha por Lúcifer por sua posição superior.

Lúcifer fora dotado por Deus de muita sabedoria, formosura e capacidade para exercer sua função diante Dele. Suas habilidades, dadas por Deus, eram para ser usadas no cumprimento do Seu propósito, mas foram usurpadas por ele e usadas para seu próprio benefício (Ez 28:16,18). Lúcifer, como querubim da guarda ungido, deveria velar pela glória de Deus, impedindo que nada comprometesse a autoridade do Soberano, porém seu coração se elevou por causa de sua formosura (v. 17). Orgulhoso, não se satisfez com o que já tinha, mas ambicionou ser semelhante ao Altíssimo (Is 14:13-14). Diante disso, Deus o julgou, e também a tudo que estava sob a influência de sua rebelião, lançando-o por terra (Ez 28:17b; Is 14:12). Foi assim que, depois de se rebelar, Lúcifer se tornou Satanás, um adversário de Deus, e mais tarde diabo, o acusador e difamador dos homens.

Esses registros trazem importantes lições para nós. Deus também deu-nos inteligência e capacidade. Contudo, se nos firmamos nelas em detrimento de Deus, estaremos trilhando o caminho de Lúcifer, Assim como ele, se nos orgulharmos e desejarmos subir de posição, colocando de lado a humildade, exaltando a nós mesmos, o resultado será sermos humilhados (Lc 14:11).

Deus, em virtude de nosso crescimento de vida, nos coloca à frente de outros. No entanto, um ministro da nova aliança mesmo quando exaltado, se humilha, porque permanece no espírito, invocando Seu nome, reconhecendo a misericórdia e a graça de Deus para não se orgulhar (1 Pe 5:6).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)