sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Justificados e reconciliados

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida (Rm 5:10)

Rm 4:1-3; 5:1-9; 6:1-6; 8:15


Vimos ontem que, embora todos os homens tenham pecado, Deus entregou o Seu próprio Filho como substituto para ser sacrificado em nosso lugar, a fim de nos justificar. Paulo desenvolve o assunto da justificação no capítulo 4 do livro de Romanos, quando fala da experiência de Abraão. Não se trata de fazer grandes obras que possam ser reconhecidas por Deus. Tudo o que Abraão fez foi crer. Esse é o nosso grande "segredo": ter fé em Deus e não confiar em nós mesmos. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça (v. 3). Da mesma forma, tudo o que precisamos fazer é crer na obra de Cristo por nós. Quando nós cremos e confessamos, tudo aquilo que aconteceu com Cristo se torna nossa realidade, e somos justificados não por obras, mas pela fé (5:1; Gl 2:16).

Além disso, "Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8). Por meio desse versículo temos clareza de que não recebemos a salvação por mérito nosso; ela é obra do imenso amor que Deus tem por nós. Por causa desse grande amor, não estamos mais debaixo da Sua ira. Antes, por intermédio de Cristo, não apenas fomos justificados pelo Seu sangue, como também fomos reconciliados com Deus (vs. 9-10).

Uma vez reconciliados, hoje podemos clamar "Aba, Pai" (8:15). Deus deseja que Seus filhos sejam completamente salvos pela Sua vida (5:10). Isso significa que, embora tenhamos sido feitos Seus filhos, ainda precisamos crescer em vida até alcançarmos a maturidade. Esse é o evangelho que Paulo nos mostra na carta aos romanos: não uma mera teoria, mas a própria vida de Deus crescendo em nós e nos preparando para reinar com o Senhor.

O capítulo 6 de Romanos fala da nossa identificação com Cristo em Sua morte e ressurreição. Já vimos que todos nós nascemos com uma carne pecaminosa. Portanto a única maneira de sermos libertos do pecado é tendo nossa carne crucificada. Graças ao Senhor, quando Cristo morreu na cruz, nossa carne foi crucificada com Ele, e morremos para o pecado (v. 3). O versículo 4 nos fala da "morte pelo batismo". Todos precisamos passar por essa experiência: não apenas crer na morte e ressurreição do Senhor, mas sermos batizados para sepultar definitivamente nosso velho homem. Esse é um testemunho que todos damos de que nosso velho homem agora está sepultado, e hoje temos uma nova vida com Cristo. Nos versículos 5 a 10 vemos que, assim como nosso velho homem foi crucificado juntamente com Cristo, nós, que também ressuscitamos com Ele, podemos viver para Deus.

(Palavra Extraída do Alimento Diário)