terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ministros que transmitem a palavra da vida

O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6)

Lc 2:49; Gl 4:2


As palavras recebidas por Paulo foram transmitidas diretamente pelo Senhor, e ele conseguiu captá-las porque estava na esfera do Espírito. Com a comissão de deixar escrito as catorze epístolas, Paulo redigiu seu ministério epistolar. Nesse cenário, a grande esperança dele era contar com um grupo de ministros que não ficassem limitados às palavras registradas em forma de letra; antes, as transmitissem a outros, às igrejas da época, para que fossem praticadas com espírito e vida, com vistas à edificação de todos os irmãos.

Era como se Paulo dissesse aos ministros da nova aliança: "Vocês estão no espírito, e não irão interpretar as minhas palavras na letra. Usem o Espírito para compreender adequadamente o que relatei nas epístolas; caso contrário, a letra irá matá-los espiritualmente. Eu escrevi as visões e revelações que recebi em forma de letra, mas vocês precisam transmitir essas palavras a outros na esfera do Espírito".

Hoje nós devemos ser esses ministros da nova aliança que podem desenvolver a prática de transmitir no espírito as palavras registradas em forma de letra pelo apóstolo Paulo.

A vida da igreja é um ambiente adequado que coopera com o nosso processo de crescimento espiritual, a fim de nos tornar aptos a servir ao Senhor em Sua obra. No viver da igreja temos tutores e curadores que cuidam de nós até o tempo predeterminado pelo Pai, isto é, até atingirmos a maturidade (Gl 4:2). Eles cuidam de nós, nos protegem, instruem e nos alimentam com a Palavra de Deus. Esses irmãos são nossos guardiões que nos ajudam a crescer espiritualmente e nos aperfeiçoam em questões práticas, visando preparar-nos para administrar os negócios do Pai (Lc 2:49).

O Senhor nos concedeu estes dois grupos de pessoas na vida da igreja: tutores e curadores, que são como mestres e nos ensinam a Palavra de Deus, e mordomos, que suprem a vida de Deus em aspectos práticos de nosso viver. Graças ao Senhor por Sua providência!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)