segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Transformar a Letra em Vida e Frutificar

Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída (Lc 6:47-48)

Jo 13:17; 1 Co 11:23a, 15:8; 2 Co 12:1-4


O apóstolo Paulo foi chamado depois da ressurreição do Senhor. Assim, ele não esteve ao lado de Jesus quando este aperfeiçoou os discípulos em Seu ministério terreno (1 Co 15:8). O relacionamento de Paulo com o Senhor foi totalmente no espírito. Uma vez que Paulo foi chamado para ser ministro da nova aliança, o Senhor precisava equipá-lo, e o fez por meio de uma profunda experiência espiritual. Em 2 Coríntios 12:1-4 Paulo descreve sua experiência de ser arrebatado ao terceiro céu e também ao paraíso, onde ganhou visões e revelações do Senhor. O que Paulo viu e ouviu, tornou-se parte do que registrou em sua obra literária.

As palavras que Paulo ouviu do Senhor foram deixadas para nós nas suas epístolas (1 Co 11:23a). Naquela época, o Senhor levantou os ministros da nova aliança para fazer a transição da velha para a nova aliança, da lei de letra para a lei da vida. Deus precisa de ministros da nova aliança, que, colocam a mente no espírito, a fim de transformar letra em vida.

Nos dias atuais muitos têm ouvido a Palavra e a tem posto em prática (Lc 6:47-48; Jo 13:17). Por isso, com as experiências ganhas, podem dar testemunho da obra do ministério que têm praticado como ministros da nova aliança. Embora a nova aliança seja uma só e nós sejamos os muitos ministros, ao praticar a Palavra, várias maneiras de frutificar são produzidas. Damos graças ao Senhor, pois, como tais ministros, podemos ganhar com o que foi apresentado. Quando os testemunhos das várias experiências de propagação de vida em várias regiões são mostrados, não podemos ouvir meramente para satisfazer a coceira nos ouvidos, mas ir ao Senhor e verificar como podemos também praticar.

Ser ministro da nova aliança, segundo o que é registrado na Bíblia, não é coisa simples. Na época de Paulo, o Senhor precisou desses ministros e, nos dias atuais, Ele precisa mais ainda. Para isso devemos estar no espírito.Hoje há uma grande necessidade de termos ministros da nova aliança, pessoas que vivam no espírito, para que o Senhor tenha como falar com eles. Além disso, em algumas igrejas, as reuniões estão ficando envelhecidas porque os irmãos de modo geral não exercitam o espírito suficientemente. Como ministros da nova aliança, não da letra, mas do Espírito, devemos sempre voltar todo o nosso ser ao nosso espírito, mesclado com o Espírito de Deus, a fim de que o viver da igreja seja vivo e frutífero. Isso renovará não apenas nosso viver pessoal, mas o de todos os santos.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)