segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A boa-nova de Deus

Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm 10:15b)

Rm 7:1-6; 8:8; 1 Co 2:14; Ef 4:22; Cl 2:14; 1 Pe 2:24


A Epístola aos Romanos traz-nos a revelação do evangelho de Deus, a boa-nova de Deus para o homem (Lc 2:10-11). Como veremos nesta semana, essa revelação é algo maravilhoso! Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, pois fomos concebidos em pecado, e o nosso destino era a ira de Deus e a morte (Rm 6:23; Ef 2:1, 3). Como resultado, não tínhamos esperança; estávamos sem Deus no mundo (v. 12), tendo a carne, o velho homem e o ego como nossos piores empecilhos para servirmos a Deus (Rm 8:8; Ef 4:22; 1 Co 2:14). Até mesmo a lei, por estar enferma pela carne, não tinha eficácia ou poder para vencê-lo (Rm 8:3a). Todavia, no livro de Romanos, o apóstolo Paulo mostra que o Filho de Deus veio da descendência de Davi, segundo a carne, filho de Maria (Rm 1:3; Lc 1:30-33) e, como homem, morreu na cruz em nosso lugar, trazendo-nos a salvação e a redenção. Aleluia!

Por amor ao homem, o Senhor Jesus veio em semelhança da carne pecaminosa (Rm 8:3). Como homem, Ele foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4:15). Durante Seu viver na terra, tudo o que fazia era em comunhão e submissão ao Pai; Ele nada fazia de Si mesmo, pois desceu do céu não para fazer a Sua própria vontade, e sim a Daquele que O enviou (Jo 5:19; 6:38). Assim, como homem, Ele venceu a carne!

Além do pecado e da carne, há o problema do velho homem. Segundo o que o apóstolo Paulo disse em Romanos 7, todos nascemos "casados" com esse "marido", que nos induzia a viver e agir segundo a vida pecaminosa. Porém esse velho homem, esse antigo marido, já morreu com o Senhor, na cruz (vs. 1-6). Por meio da morte de Cristo, fomos libertos da velho homem e, consequentemente, do pecado e da morte. Quando foi crucificado, Jesus dependurou todas essas coisas no madeiro e nos libertou (Rm 6:6; Cl 2:14; 1 Pe 2:24). Mas para que fomos libertados? Para seguir o novo e legítimo "marido", o Senhor Jesus Cristo, e andar em novidade de vida. Ao crer no Senhor, fomos justificados mediante a fé e temos paz com Deus. Fomos também reconciliados com Ele mediante a morte de Seu Filho; não somos mais inimigos de Deus e diariamente podemos ser salvos pela Sua vida (Rm 5:1, 10). Agora cabe a nós invocar o nome do Senhor para desfrutarmos da plena salvação e da transcendente lei do Espírito e da vida, que nos livra de toda condenação (7:4, 8:1-2; 2 Co 11:2).

Com base na maravilhosa redenção realizada pelo Senhor Jesus, não apenas fomos salvos, mas também ganhamos uma nova vida pela regeneração e nos tornamos filhos de Deus. Contudo não devemos nos contentar em ser somente "filhos pequenos" (téknon, em grego), mas prosseguir até nos tornarmos "filhos maduros"(huiós, em grego), pois fomos predestinados para filiação (huiothesía, em grego - Ef 1:3-5; Rm 8:16-17). Em outras palavras, não podemos continuar na condição de "crianças espirituais", mas devemos avançar para o patamar de herdeiros, aptos para administrar a herança do Pai e fazer a Sua vontade (Gl 4:1-7).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Reconciliação com Deus (2)

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus (2 Co 5:20)

Mt 27:51; Rm 1:9; Hb 6:19; 9:2, 7; 13:13


Estando já reconciliados com Deus mediante a morte de Cristo, representada pelo altar de holocausto, na figura do tabernáculo, passamos pelo átrio, rumo ao Santo Lugar a fim de servir a Deus. Ali havia três mobílias: o candelabro de ouro, a mesa com os pães da presença e o altar de incenso (Hb 9:2; Êx 37:10, 17, 25). Entretanto o objetivo de Deus ao nos reconciliar com Ele não era que parássemos nessa parte do tabernáculo, mas que chegássemos até o Santo dos Santos.

No Antigo Testamento, era proibido entrar no Santo dos Santos. Somente o sumo sacerdote, uma vez ao ano, poderia fazer isso (Hb 9:7). Mas, quando Cristo morreu na cruz, o véu foi rasgado de alto a baixo (Mt 27:51). Dessa forma, o que isolava o homem de Deus foi rasgado, abrindo-se o caminho para o Santo dos Santos. Por isso Deus hoje chama a todos nós para que nos reconciliemos com Ele no Santo dos Santos, isto é, em nosso espírito humano regenerado. Não é suficiente só o fato de estarmos na vida da igreja, representada pelo Santo Lugar, envolvidos em atividades; antes, precisamos servir em nosso espírito (Rm 1:9). Para isso, devemos invocar o nome do Senhor para assegurar-nos de que tudo que fazemos é segundo o guiar do Espírito de Deus.

A maioria dos cristãos só experimentou a primeira reconciliação, mas ainda não se reconciliou com Deus no Santo dos Santos. Somente os que vivem no Santo dos Santos, no espírito, chegarão à condição de filhos maduros de Deus. Estes, antes de sair para servir o Senhor fora do arraial, a fim de pregar o evangelho, devem ir a Ele além do véu (Hb 6:19; 13:13). Sendo assim, no começo do dia, a primeira atitude é ir além do véu, entrar no Santo dos Santos, estar na presença do Senhor e encher-nos da Sua glória. Depois disso saímos do arraial para servir. Esse é o serviço que agrada ao Senhor.

A segunda reconciliação, portanto, acontece em nosso espírito, o Santo dos Santos hoje. Era a isso que o apóstolo Paulo se referia ao escrever: "Muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Rm 5:10b). A primeira reconciliação aconteceu mediante a morte de Cristo. Não temos mais dívidas com a Lei. Todavia, depois de reconciliados, ainda há um "muito mais". A partir da primeira reconciliação podemos avançar, isto é, "seremos salvos pela Sua vida". Essa salvação pela vida divina é a salvação orgânica, diária, que visa amadurecer e capacitar-nos para reinar com o Senhor no mundo que há de vir.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Reconciliação com Deus (1)

Também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação (Rm 5:11b)

Jo 3:6; Rm 8:6-11


A salvação completa de Deus pode ser vista, também, sob três estágios relacionados às três partes do homem - espírito, alma e corpo. Quando cremos no Senhor Jesus, nosso espírito recebe o Espírito de Deus (Jo 3:6). À luz da Epístola aos Romanos vemos que: "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça" (8:10). Quando invocamos o nome do Senhor, a primeira parte de nosso ser a receber vida é o espírito. Após a salvação do espírito, temos a salvação da alma, cuja parte principal é a mente. A salvação da alma ocorre conforme descreve o versículo 6: "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz". Conforme o original, esse versículo é mais bem traduzido para: “A mente colocada na carne é morte, mas a mente colocada no espírito é vida e paz". Para que nossa mente seja posta no espírito, precisamos invocar o nome do Senhor. O resultado é vida para a alma. Com esse contínuo exercício, nossa alma será salva.

Finalmente nosso corpo em contato com o Espírito também receberá vida: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita" (v. 11). O corpo, portanto, é a derradeira parte a ser salva pelo Espírito. Podemos ver isso em nosso dia a dia. Algumas vezes, quando chegamos em casa, sentimos dor de cabeça ou cansaço físico e não temos vontade de ir à reunião da igreja. Quando, no entanto, insistimos em ir à reunião, tudo desaparece. Quanto mais no espírito vivemos, mais vida ganhamos em nosso corpo mortal, por meio do Espírito que em nós habita. Isso é ser salvo pela vida (v. 10b).

Ao ler 2 Coríntios 5, conseguimos entrar nessa profunda verdade da reconciliação: "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus" (vs. 18-20). Por que o apóstolo Paulo roga novamente para nos reconciliarmos no versículo 20, se já havia afirmado que Deus nos reconciliou no versículo 18? Eis aqui mais uma profunda verdade contida nessa epístola. A primeira reconciliação foi mediante a morte de Cristo na cruz, isto é, a redenção judicial, onde é resolvido o problema do pecado. A segunda reconciliação, porém, ocorre pelo contínuo dispensar da vida do Filho de Deus em nós, fazendo-nos crescer em vida. Essa é uma reconciliação adicional.

Portanto, na reconciliação judicial, temos paz com Deus (Rm 5:1), uma vez que as altíssimas exigências da lei foram satisfeitas por ter Cristo derramado Seu sangue na cruz. Não temos mais qualquer demanda com a lei, uma vez que Cristo nos substituiu. Uma vez reconciliados judicialmente, estamos prontos para a etapa seguinte de nossa reconciliação!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)