quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Atingir a Plena Filiação

Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a filiação, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:4-5 lit.)

Mt 16:22-24; Jo 1:12-13; 3:5-6; 1 Co 2:14; Hb 2:5-8


Deus quer fazer de nós ministros da nova aliança, ministros do Espírito. Nossa salvação, que inclui o perdão dos pecados e a regeneração, por meio da qual recebemos a vida de Deus, foi preparada por Deus para nos tornar tais ministros. Assim, para tirar melhor proveito de nossa busca espiritual, devemos usar nosso espírito ao ler as epístolas de Paulo. Se não estivermos no espírito, o mero conhecimento da letra não nos ajudará a ser transformados. Além disso, se não estivermos no espírito, teremos muita dificuldade de explicar o que Paulo escreveu, pois as coisas do Espírito se discernem espiritualmente (1 Co 2:14).

Quando o homem caiu, três consequências aconteceram: primeiramente, seu espírito ficou amortecido para Deus; em segundo lugar, sua alma tornou-se independente de Deus; por fim, seu corpo tornou-se carne do pecado. Nessas condições, o homem se tornou incapaz de cumprir o propósito para o qual fora criado. Ao crermos no Senhor, nosso espírito foi regenerado, nascemos do Espírito, ganhamos uma nova vida, a vida divina, e nos tornamos filhos de Deus (Jo 1:12-13; 3:5-6). Contudo ainda precisamos alcançar a plena filiação para a qual fomos predestinados (Ef 1:5). Sabemos que, quando Cristo vier em Sua segunda vinda, Ele glorificará nosso corpo corruptível, tornando-o incorruptível (1 Co 15:50-53).

Hoje, no entanto, no viver da igreja, temos de salvar nossa alma, negando a nós mesmos, tomando a cruz e seguindo o Senhor (Mt 16:24). A necessidade da salvação de nossa alma não existe somente por causa dos pecados grosseiros que cometemos por vivermos na carne, mas também por causa de nossa boa pessoa, de nossas críticas baseadas em "boas" razões, que procedem de uma mente independente de Deus. Para recebermos a plena filiação, tanto o lado mal como o lado bom da vida da alma precisam ser negados (vs. 22-23). Essa é a maneira de crescermos e nos tornarmos filhos de Deus maduros. Uma vez maduros, podemos governar com Cristo no mundo que há de vir (Hb 2:5-8).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)