quarta-feira, 15 de outubro de 2014

No espírito manifestamos o Amor

O fruto do Espírito é: amor (GI 5:22a)

Jo 7:37-39; 14:16-17; 1 Co 15:45b; 1 Jo 3:14, 16; 4:8b


O Senhor precisa dos ministros da nova aliança para esclarecer as palavras que o apóstolo Paulo registrou em suas epístolas e torná-las acessíveis aos filhos de Deus. Para compreender seus escritos, esses ministros precisam estar no espírito. Dessa maneira, eles conseguem extrair vida das Escrituras, aplicá-las em seu viver e transmiti-las a outros.

Em 2 Coríntios 3:6 lemos: "[Deus] nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica". O Espírito que vivifica não se trata apenas do Espírito Santo, mas compreende o Deus Triúno - o Pai, o Filho e o Espírito Santo (1 Co 15:45b). O Espírito que vivifica é "O Espírito", resultado da glorificação do Filho, que foi dado a todos os que creram em Jesus (Jo 7:37-39). Ele também é chamado de "Espírito da Realidade" (14:16-17). Esse, portanto, é o Espírito que ungiu os ministros da nova aliança, habilitando-os a desempenhar seus ministérios (2 Co 1:21). É por meio desse "O Espírito" que podemos compreender os escritos de Paulo, registrados em suas catorze epístolas.

Antes mesmo da fundação do mundo, Deus Pai nos escolheu para a filiação plena ("adoção de filhos", conforme o original grego, pode ser traduzido por "filiação"- Ef 1:4-5). Entretanto, por causa da queda do homem, o Filho, nos redimiu, concedendo-nos o perdão de pecados (v. 7). Uma vez convertidos, o Espírito entrou em nós, selando-nos (v. 13b). Dessa forma, podemos clamar: ''Aba, Pai!". Pelo fato de termos recebido o Espírito da filiação, conseguimos chamar Deus de Pai (Rm 8:15; Gl 4:6).Esse Espírito maravilhoso está em nós. Uma vez estando Nele, manifestamos o amor, pois a natureza de Deus é amor (Gl 5:22; 1 Jo 4:8b). Quando estamos nesse Espírito, não há lugar para críticas ou condenação de irmãos. Nele temos o amor de Deus e amamos os irmãos (3:14, 16). O amor flui espontaneamente daqueles que estão no Espírito. Louvado seja o Senhor!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)