quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ter o Ministério da Palavra

Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava- lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia. [...] E houve grande alegria naquela cidade (At 8:5-6a, 8)

At 6:1-7; 7:55-60; 8:4-8


Entre as funções dos santos no viver da igreja, temos os presbíteros e diáconos, os quais foram estabelecidos pelo Senhor para a administração da Sua casa. Os presbíteros surgem do meio dos diáconos que servem na igreja, e os diáconos são produzidos dentre todos os santos. Na igreja em Jerusalém, os que se converteram, começaram a ter um viver em comum, o que resultou na necessidade de um serviço para suprir as mesas de refeição, isto é, cuidar da alimentação dos menos favorecidos, especialmente das viúvas.

Inicialmente os doze apóstolos acumularam essa função. Então, em Atos 6:2-4, lemos que "os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra". Dentre esses sete homens, um deles era Estêvão e o outro Filipe (v. 5). Embora tenham sido escolhidos como diáconos para servir, ambos tinham também o ministério da Palavra e eram bastante ousados em proclamá-la. Estêvão, cheio de graça e poder, fez muitos milagres e pregou com intrepidez, causando atrito com certos judeus que levantaram falso testemunho contra ele e o levaram perante o Sinédrio (vs. 8-15). Ali Estêvão ministrou uma palavra muito boa acerca do evangelho e da fé no Senhor Jesus. Mas essa palavra ofendeu os principais fariseus que o condenaram a ser apedrejado.

Em Atos 7:55-58a, lemos: "Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram". Enquanto era apedrejado, Estêvão invocava e dizia: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito!". Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: "Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu" (v. 60).

Além de Estêvão, dentre os sete escolhidos para servir às mesas estava Filipe, que também ministrava a Palavra. Foi ele que iniciou a pregação do evangelho em Samaria e também pregou para o eunuco etíope (At 8:4-8; 26-40). No final da terceira viagem ministerial de Paulo, quando este seguia para Jerusalém, encontramos Filipe novamente. Atos 21:9 diz que ele tinha quatro filhas que profetizavam. Desse modo vemos que não apenas Filipe era um dos diáconos estabelecidos, mas ministrava a Palavra e ainda levou toda a sua casa a funcionar no ministério de levar a Palavra às pessoas. Que o Senhor faça de nós e nossa casa pessoas cheias do Espírito e da Palavra a fim de ministrar Suas insondáveis riquezas e dispensar vida a todos!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)