quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Um tição tirado do fogo

Agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo (Ef 2:13)

Ef 1:19; 2:1-3, 12; Zc 3:1-4

Precisamos estar certos do que é a economia de Deus, Sua escolha e Seu plano. Deus arquitetou criar o homem para expressá-Lo. Ainda que o homem tenha caído, o plano divino de salvação foi suficiente para trazê-la de volta à comunhão com o Pai. Desse modo, Ele pretende continuar trabalhando no homem, infundindo Sua vida no espírito humano com o intuito de alcançar toda a sua alma.
O capítulo 2 de Efésios detalha como aconteceu o processo de nossa salvação. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados (v. 1), andando segundo o curso deste mundo (v. 2) e segundo as inclinações da carne (v. 3); éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Nós, ministros da nova aliança, por causa do pecado outrora cometido, éramos material destinado ao fogo eterno. Mas vendo Deus a nossa lastimável condição e sendo Ele rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou (v. 4), deu o Seu Filho por nós e para nós. Através do sangue de Cristo fomos aproximados de Deus (v. 13). Aleluia! Nós, que estávamos destinados ao lago de fogo, fomos salvos, ressuscitamos com Cristo e nos assentamos nos lugares celestiais em Cristo Jesus (v. 6).

Somos comparados a um tição, um pedaço de madeira queimado que, quando tirado do fogo, ainda estava em combustão, em brasa viva. Em Zacarias 3:2 o Senhor se refere ao sumo sacerdote Josué como "um tição tirado do fogo". Contudo o Senhor tiraria a iniquidade dele e o vestiria de "finos trajes" (v. 4). Aleluia pelo grande amor de Deus! Ele amou aquele pedaço de tição e o resgatou, libertando-o do fogo eterno.
Não obstante a libertação que o Senhor nos proporcionou, Ele ainda precisa nos moldar. A demonstração do amor do Senhor é expressa no desejo Dele de nos transformar em servos úteis. E, para tanto, tudo aquilo que está errado em nosso interior será corrigido, ajustado. Deus precisa tocar em nossa intimidade para retirar de nós aquilo que impede de sermos ministros de uma nova aliança.

Tudo aquilo que não vem de Deus será tirado de nós, por mais que seja dolorido. Se orarmos ao Senhor pedindo para sermos trabalhados pelo Espírito, Ele vai nos limpar, curar e nos sustentar pela suprema grandeza do Seu poder (Ef 1:19). Não limitemos o trabalhar do Senhor em nossa vida por medo de sofrer. Lembremo-nos de que o imensurável amor de Deus por nós foi capaz de levar à cruz Seu único Filho. O Senhor Jesus sofreu, verdadeiramente, porque anela por nossa presença. Ele um dia deseja dizer: "Eu tirei este tição do fogo, tirei tudo que era brasa, tudo que era carvão, comecei a esculpi-lo e veja que coisa bela se tornou agora". Aleluia!

O Senhor está fazendo um grande trabalho em nós. Deixemos que Ele prossiga a Sua obra até o fim.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)