terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A importância da vida da Igreja

Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6:10). Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12:3)

Gn 1:1-2, 26-28; Is 14:14, 45:5, 18; Ez 28:12; Gl 4:2


Após recebermos a vida de Deus, o Senhor nos colocou na vida da igreja, um ambiente que ajuda e acelera nosso processo de crescimento espiritual a fim de nos tornar aptos a administrar Sua herança e cumprir Sua vontade. No viver da igreja temos tutores e curadores que cuidam de nós até o tempo predestinado pelo Pai, isto é, até atingirmos a maturidade (Gl 4:2). Eles cuidam de nós, nos protegem, instruem e nos alimentam com a Palavra de Deus. Esses irmãos são os guardiões que nos ajudam a crescer espiritualmente e nos aperfeiçoam em questões práticas, visando preparar-nos para administrar os negócios do Pai (Lc 2:49lit.). Assim, o viver da igreja é uma preparação para aqueles a quem Deus entregarará o governo do mundo que há de vir. Em Sua soberania, Ele decidiu não entregar esse governo a anjos novamente, como ocorreu no primeiro mundo (Hb 2:5-7).

O governo do primeiro mundo, da era pré-adâmica, fora entregue a Lúcifer, um arcanjo a quem havia sido dada muita capacidade e habilidades, considerado dentre os querubins, o sinete da perfeição (Ez 28:12-15). Porém, por causa do orgulho em seu coração, ambicionou ser semelhante ao Altíssimo. O resultado é que Lúcifer e a terça parte dos anjos foram lançados por terra (v. 17; Is 14:14; Ap 12:4). Aqui vemos um princípio: Deus tem autoridade absoluta (Is 45:5, 21-22). Ninguém pode ter a Deidade, isto é, a posição de ser adorado.

Devido à queda de Lúcifer com seus seguidores, as criaturas que havia na terra, antes da criação do homem, seguiram a Satanás em sua rebelião. Por isso Deus julgou a primeira criação com águas, e a terra tornou-se um caos (Gn 1:1-2). Contudo a terra não foi criada para ser um caos, mas para ser habitada (Is 45:18); por isso Deus precisava restaurar nela a Sua autoridade. Então, como vemos registrado em Gênesis 1, em seis dias Ele restaurou Sua criação e criou O homem e a mulher com a finalidade de restabelecer Sua autoridade na terra (vs. 26-28).

Nós fomos criados para trazer o reino de Deus à terra (Mt 6:10; Lc 12:32), e desse modo, terminar com a ocupação de Satanás (1 Jo 5:19). Por isso devemos aplicar à nossa vida as lições vistas na queda de Lúcifer, ou seja, não nos orgulhar das habilidades que temos, tampouco nos fechar para críticas, que são como "fogo" purificador de impurezas (Zc 13:9; 1 Pe 4:12-13). Não podemos cair no mesmo erro do anjo rebelde e ambicionar algo além do que foi estabelecido por Deus para nós (Rm 12:3). O Senhor precisa de homens que O adorem e O honrem, e que estejam abertos à correção e dispostos a cumprir Sua vontade.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)