segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O evangelho de Deus

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1:1)

Mt 1:18; Rm 1:1-4; Hb 4:15; 9:22


Nesta semana, daremos continuidade à Epístola de Paulo aos Romanos. Essa epístola é um dos livros mais profundos, que aborda a salvação completa de Deus e tem como tema principal o evangelho de Deus.

Como o tema desse livro é o evangelho de Deus e ele é precedido dos quatro evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João -, é também considerado o quinto evangelho. Essa epístola aborda todos os aspectos da plena salvação de Deus. Vemos nos primeiros capítulos uma bela exposição acerca do evangelho da graça, e, ao final, do evangelho do reino. Romanos é um livro que nos apresenta o evangelho completo. Para extrair vida de suas preciosas verdades, é necessário ter uma mente lúcida, capaz de ter um conhecimento claro das verdades e, ao mesmo tempo, invocar o nome do Senhor. Essa prática nos ajudará a compreender as verdades, exercitando nosso espírito. Caso contrário, nos perderemos em discussões teológicas e doutrinárias.

Podemos afirmar que a experiência provém do conhecimento. À medida que conhecemos a Palavra e temos experiências, a verdade será consolidada em nosso interior, formando um conteúdo consistente. Isso será como um "combustível" queimando dentro de nós, mantendo nosso espírito sempre fervoroso (Rm 12:11). No início da Epístola aos Romanos o apóstolo Paulo define o tema desse livro - o evangelho de Deus: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras" (1:1-2).

Esse evangelho diz "respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi" (v. 3). O evangelho não é composto somente de palavras, histórias ou doutrinas; o evangelho é uma pessoa viva, Jesus Cristo, que é apresentado em dois aspectos: como Filho do Homem, o descendente de Davi; e como Filho de Deus, por meio da ressurreição (v. 4).

Como Filho do Homem, participando de carne e sangue, Ele não veio diretamente de Davi, mas de Maria e José, que descendiam de Davi, conforme lemos: "Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa (8:3)". Ele veio em carne e osso, com todos os sentimentos humanos, até mesmo sujeito às tentações. Contudo Ele não pecou! Assim, Ele pôde compadecer-se de nós, os pecadores (Hb 4:15). Davi é um representante típico de todos nós, os pecadores. Ele cometeu muitos pecados, dentre eles, o da fornicação e adultério (2 Sm 11:1-5), e também foi homicida (vs. 14-25). Para Deus salvar o homem, à luz da Lei, alguém deveria morrer para haver remissão de pecados (Hb 9:22). Assim, Cristo veio em carne, como um descendente de Davi, mas sem pecado. Um homem perfeito, para morrer por nós e conceder-nos o perdão e a justificação.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)