quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Os diáconos no Novo Testamento

Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus (At 7:55-56)

At 6:1-4; 8:5-13, 26-40; 21:8-9


Um ministro da nova aliança possui uma posição elevada. Em Atos temos o registro de que várias pessoas creram no Senhor, foram cheias do espírito, venderam seus bens e colocaram o produto aos pés dos apóstolos. Essas pessoas partiam o pão de casa em casa e desfrutavam intensamente o Senhor, mas também passavam por necessidades físicas, sendo necessária a distribuição diária de alimentos. Por certo tempo, os próprios apóstolos cuidavam disso, mas, por precisarem de tempo para se dedicar à oração e ao ministério da Palavra, resolveram instituir diáconos, ou ministros. Estes deveriam ter bom testemunho e ser cheios do Espírito e de sabedoria (At 6:1-4).

Estêvão foi um dos primeiros diáconos estabelecidos em Jerusalém. Em Atos 7 podemos ver como ele era constituído da Palavra. Como ministros da nova aliança, precisamos buscar ter conteúdo da Palavra, assim como Estevão. Por essa causa, ele foi apedrejado e morreu. Mesmo sendo apedrejado, ele orava e invocava o Senhor que Se mostrou para ele em pé (v. 56). O Senhor dava atenção às suas orações, e isso mostra que estava atento a ele, como se dissesse: "Estevão, que você quer falar a Mim?". E Estêvão Lhe disse: "Senhor, não lhes imputes este pecado!" (v. 60). Mesmo sendo apedrejado até a morte, ele estava pedindo perdão para aquelas pessoas.

Esse é um bom modelo de diácono, um ministro da nova aliança. Isso é algo que Deus deseja. O coração dele é como o coração do Senhor. Apesar de ser tratado injustamente, Estevão tinha um coração perdoador. Ser ministro da nova aliança deve ser a meta de todo cristão. Filipe era outro diácono escolhido em Atos 6. Mais tarde, após a perseguição que se levantou contra os discípulos do Senhor por causa da morte de Estêvão, ele foi para a região de Samaria, ao norte, onde pregou o evangelho a várias pessoas. Em seguida o Espírito o enviou para o sul, onde pregou o evangelho a um eunuco etíope que voltava de Jerusalém para sua terra (At 8:5-13, 26-40). Também quando Paulo, no final de sua terceira viagem ministerial, se dirigia a Jerusalém, encontrou Filipe em Cesareia. É dito que ele tinha quatro filhas que profetizavam (21:8-9), indicando que certamente educou bem suas filhas.

Como ministros da nova aliança, não podemos ser pessoas que levam as coisas de qualquer maneira. O Senhor tem uma comissão para cada um. Para isso, precisamos ser ministros fiéis. Ele quer nos encarregar de algo, e devemos cooperar com Ele em Seu propósito.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)