quarta-feira, 26 de março de 2014

O discernimento espiritual de Silas

Pareceu bem a Silas permanecer ali (At 15:34)

At 17:1-15; 18:1-4; 18-23


Ontem vimos que muitas portas foram abertas na região da Macedônia. Quando falamos em "igreja", muitos pensam em um prédio, mas em Filipos havia um lugar de oração e também as casas de Lídia e do carcereiro. Não havia ali um grande auditório, mas a igreja se reunia em diferentes casas.
Na segunda viagem, Paulo e Silas ainda estiveram em Tessalônica, onde muitos foram convertidos (At 17:4), e também em Corinto (18: 1-4). Depois disso, eles deveriam retomar à Antioquia, mas, por algum motivo que não sabemos, Paulo quis passar por Jerusalém (v. 22). A partir de então, o registro de Atos não menciona mais Silas, que não acompanhou Paulo até Jerusalém, tampouco participou de sua terceira viagem.

Aqui cabe um parêntese. Antes da segunda viagem de Paulo, quando Judas e Silas acompanharam Bamabé e Paulo na leitura da carta de Jerusalém às igrejas dos gentios, eles deveriam ter retomado à Jerusalém após concluírem essa missão. No entanto Silas conhecia a situação dos santos em Jerusalém e não estava satisfeito com a ênfase excessiva às doutrinas e às práticas do judaísmo. Quando esteve em Antioquia e viu que os irmãos ali valorizavam a oração e a dependência do Espírito, reconheceu que essa era a sua necessidade e optou por permanecer ali (15:30-34).

Lucas, o autor do livro de Atos, não criticou a atitude de Paulo nem entrou em detalhes sobre o que ele fez em Jerusalém. Provavelmente Paulo esteve em contato com Tiago e soube da situação de fome que assolava a região da Judeia. Sabendo desse fato, Paulo deve ter assumido a responsabilidade por trazer ofertas quando voltasse da próxima viagem à Europa. Sabemos que em sua terceira viagem Paulo não agiu em total dependência do Espírito como fizera na companhia de Silas e que no final dessa viagem ele quase colocou em risco toda a revelação que recebera sobre a economia neotestamentária de Deus e até mesmo sua própria vida. Certamente o Espírito quis nos ensinar alguma coisa ao deixar isso registrado.

(Palavra extraída do Alimento Diário)

3 comentários:

  1. Amém, muito boa palavra, Deus abençoe este blog :)

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor nos abra os olhos esprituais para enxergarmos a sua vontade e necessidade nesta terra: alcançar pessoas! Que possamos andar nesta com discernimento espritual, sendo restringidos e conduzidos pelo Espírito para que nos tronemos vasos úteis ao nosso possuidor.Ele nos deu liberdade no Espírito nao para fazermos o que quisermos e satisfazer nossa vontade, mas para que Ele tenha como contar conosco para cumprir seu plano eterno, caminhando nesta terra através de nós.
    Amém!
    irmã Lucia

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.