quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ser um pai

Ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus (1 Co 4:15). E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória (1 Ts 2:11-12)

1 Co 9:1; 11:28; 1 Tm1:2


O ministro da nova aliança não deve ser somente um ministrador eloquente, mas deve ser como um pai, alguém que gera a vida de Deus nas pessoas e zela pela vida delas. O apóstolo Paulo disse aos coríntios: "Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus" (1 Co 4:15).

O que é um preceptor? A palavra "preceptor" no grego quer dizer pedagogo. É um tipo de professor que ensina e que guia as crianças. Um pedagogo tem um sistema de educação que lhe oferece suporte para orientar seus alunos.

Um ministro da nova aliança não é somente um bom professor que sabe ensinar; ele precisa ser um pai, alguém que gera as pessoas. Precisamos de bons "professores" que manejam e ensinam bem a Bíblia, porém o que as igrejas precisam é de pais, ou seja, geradores e cuidadores dos irmãos. Os ministros da nova aliança precisam ser esses pais (Jo 21:15-17; 1 Tm 1:2).

Graças ao Senhor que na vida da igreja temos muitos pais que cuidam de nós, que nos fazem invocar o nome do Senhor e negar a nós mesmos. Os pais gostam de repetir, mas essa repetição é positiva, pois ela mostra cuidado e preocupação. Da mesma forma, nós, ministros da nova aliança, devemos ser esses pais, que se preocupam com os interesses do Senhor e de Seus filhos (1 Co 11:28; 1 Ts 2:11-12).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Um comentário:

  1. Graça e paz do Senhor Jesus Cristo, caros irmãos Jovens BH!

    Vim ler todo o conteúdo do post e também alguns outros que eu ainda não tinha lido. Realmente, com todo cuidado e educação que eu possa ter, vou usar agora: já passamos, eu e minha família por várias denominações, em virtude da profissão do meu marido, moramos em várias cidades. E somente em duas igrejas, em cidades diferentes, há mais de 15 anos atrás, que tivemos pastores (ou até presbíteros) que agiram como pais, cuidando dos irmãos (fosse de nós, fosse de outras pessoas). Há tempos bons, em que mesmo em meio às lutas conseguimos seguir sozinhos com Deus, ou com o nosso cônjuge e Deus. Mas há momentos em que precisamos sim de uma ajuda de seres humanos, cheios de Deus e do Espírito Santo, para nos dar amor em palavras dadas por Deus, para que tais palavras sejam transmitidas de modo a ajudar, aliviar o sofrimento, trazer uma orientação baseadas na Bíblia, que é o livro que rege a nossa vida, e principalmente as vidas dos que tem este chamado para serem pais, cuidadores, ajudadores dos irmãos.

    Este trecho do post: "...Precisamos de bons "professores" que manejam e ensinam bem a Bíblia, porém o que as igrejas precisam é de pais, ou seja, geradores e cuidadores dos irmãos. Os ministros da nova aliança precisam ser esses pais (Jo 21:15-17; 1 Tm 1:2)." é realmente muito cabível nos dias de hoje. E conversando com o meu marido um dia destes, analisamos que em 20 anos toda esta questão de tecnologia avançou muito e adentrou no nosso país, e em contrapartida as igrejas foram ficando sem os cuidadores, sem estes pais, estes auxiliadores dis irmãos. Sei que uma coisa não nem muito a ver com a outra (ou pode até estarem ligadas sim), mas esta segunda situação foi um prejuízo e que somente agora tem sido notado por vocês, e já conversamos com amigos e irmãos na fé aqui na vida real.

    Quem tem este chamado precisa orar muito e aceitar com amor e alegria, pois Deus se alegrará muito da vontade e disponibilidade, bem como da dedicação da pessoa em ser um "pai" espiritual na igreja.

    Muito bom este tema! Deus continue usando vocês. Imagino que vocês possam ser várias pessoas orando ao Senhor e pedindo assuntos/temas a Deus para serem abordados aqui nos posts. Que Deus continue dando capacitação e que Seu Santo Espírito esteja sempre dando inspiração para vocês postarem os textos aqui de forma clara, objetiva e enriquecedora como vocês têm feito. Continuem sendo sal e luz neste mundo. Continuem mostrando a diferença e o quanto vale muito ser um servo, um seguidor de Jesus!

    Em Cristo, na paz e no amor dEle!

    Claudia Paiva

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.