quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Identificados com Cristo

Se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos (Rm 6:8). E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (At 22:16)

Mt 28:19; Rm 6:3-9; 7:24: 8:11


Quando o Senhor Jesus foi crucificado e morreu, toda a humanidade estava representada por Ele. No entanto, para esse fato se tornar nossa completa realidade, é necessário crermos, invocarmos o nome do Senhor e sermos batizados. Por isso a pregação do evangelho é algo tão grande, tão importante. Quando alguém recebe Cristo como seu Senhor e Salvador, um verdadeiro milagre ocorre em sua vida; essa pessoa é inserida Nele e se torna uma com Ele. Pela experiência do batismo, seu velho homem é sepultado, e ela se identifica com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6:3-4).

Por isso precisamos encorajar todos aqueles que recebem o evangelho a serem batizados; isso faz parte da comissão que o Senhor deu aos Seus discípulos: "Ide, portanto, faze i discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19). Podemos aproveitar quando houver um batismo, e fazer o possível para encher o local de reuniões, convidando familiares e amigos, e anunciar aos convidados a grande obra da salvação de Cristo a nosso favor. Podemos até dizer a eles que aquele evento se trata de uma "despedida", pois o velho homem será "sepultado" ali, ao ser mergulhado na água, e uma nova pessoa emergirá para viver em novidade de vida. Devemos ajudar as pessoas a ver o significado do batismo.

No Brasil, quando alguém morre, convém que seja sepultado o quanto antes. Da mesma forma, quando alguém se converte ao Senhor e se toma participante na morte de Cristo, deveríamos providenciar que seu velho homem, seu velho viver, seja "sepultado", por meio do batismo nas águas, o mais rápido possível.

É prudente alertá-los também de que, mesmo após ser sepultado, se não vivermos no espírito em nossa experiência diária, nosso velho homem produzirá algumas dificuldades. Romanos 6:6 diz: "Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos". Aqui é mencionado "corpo do pecado" e no capítulo 7 Paulo menciona também "corpo dessa morte" (v. 24). Quando não estamos vivendo no espírito, enfrentamos "o corpo do pecado" e o "corpo da morte". Quando somos levados a pecar e praticar coisas que desagradam ao Senhor, isso é o "corpo do pecado". Quando decidimos ler a Bíblia e rapidamente pegamos no sono, ou então alegamos cansaço para deixar de nos reunir com os irmãos, mas, ao chegar em casa, ligamos a televisão e gastamos várias horas "ligados" na programação, isso é o "corpo dessa morte".

Devemos buscar exercitar o nosso espírito a todo momento, a fim de negar a nossa vida da alma e ser encontrados em Cristo. O resultado de um viver saudável é que o Espírito de Deus, que está em nós, vivificará também o nosso corpo mortal (8:11). Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.