sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A salvação da Alma

Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a salvação da alma (Hb 10:39lit.). Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma (1 Pe 1:9)

Rm 5:10; 8:4-6; Fp 1:6; 1 Ts 5:23


O evangelho de Deus, a boa-nova, traz a salvação completa ao homem tripartido; primeiro ao seu espírito e, então, à sua alma e seu corpo (1 Ts 5:23).

A alma é a personalidade de cada um, é a nossa pessoa. Ela foi danificada pelo pecado e se tornou independente de Deus quando Adão e Eva ingeriram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, no Éden (Gn 3:5; cf 2 Co 11:3). O homem que fora feito para ser governado pelo seu espírito, por meio da consciência, para fazer a vontade de Deus, passou a viver e ser controlado por sua própria alma totalmente alheia a Deus, a qual chamamos de vida da alma. Com uma alma assim, danificada, independente e insubmissa a Deus, como poderemos reinar no mundo que há de vir? Além da salvação do espírito, precisamos da salvação da nossa alma (1 Pe 1:9).

Em Romanos 8:6 lemos: "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz". Quando colocamos a mente no Espírito, invocando o nome do Senhor Jesus com fé, nossa alma é mais salva e conseguimos seguir o Senhor por onde quer que Ele vá (Mt 16:24; Rm 5:10; Ap 14:4). Sempre que o fazemos, estamos negando a nós mesmos, nosso ego, nossa vida independente de Deus e cooperando com a salvação da nossa alma.

Sabemos que, em nossa experiência subjetiva, diária, as ações do velho homem, isto é, do nosso ser caído, ainda têm um poder latente com suas opiniões, preferências e vontade própria. Contudo, sempre que nos inclinamos para o Espírito, permitimos que Deus nos transforme e, dessa maneira, complete em nós a boa obra que começou no dia que cremos em Jesus (Fp 1:6).

Graças ao Senhor pela vida da igreja, onde somos cuidados por tutores e curadores, que, sob a orientação da Palavra, nos ajudam a cooperar com Deus nessa obra de transformação. Eles nos encorajam a viver mais no espírito e a negar a nós mesmos para passar da condição de "filho menor" para "filho maduro", isto é, herdeiros.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Um comentário:

  1. Senhor penda minha mente no Espírito e livra-me de mim mesma, para que eu possa ser útil a ti nesta terra e no mundo vindouro! Amém Senhor Jesus!!!

    Lucia

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.