segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reconciliação com Deus (2)

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus (2 Co 5:20)

Mt 27:51; Rm 1:9; Hb 6:19; 9:2, 7; 13:13


Estando já reconciliados com Deus mediante a morte de Cristo, representada pelo altar de holocausto, na figura do tabernáculo, passamos pelo átrio, rumo ao Santo Lugar a fim de servir a Deus. Ali havia três mobílias: o candelabro de ouro, a mesa com os pães da presença e o altar de incenso (Hb 9:2; Êx 37:10, 17, 25). Entretanto o objetivo de Deus ao nos reconciliar com Ele não era que parássemos nessa parte do tabernáculo, mas que chegássemos até o Santo dos Santos.

No Antigo Testamento, era proibido entrar no Santo dos Santos. Somente o sumo sacerdote, uma vez ao ano, poderia fazer isso (Hb 9:7). Mas, quando Cristo morreu na cruz, o véu foi rasgado de alto a baixo (Mt 27:51). Dessa forma, o que isolava o homem de Deus foi rasgado, abrindo-se o caminho para o Santo dos Santos. Por isso Deus hoje chama a todos nós para que nos reconciliemos com Ele no Santo dos Santos, isto é, em nosso espírito humano regenerado. Não é suficiente só o fato de estarmos na vida da igreja, representada pelo Santo Lugar, envolvidos em atividades; antes, precisamos servir em nosso espírito (Rm 1:9). Para isso, devemos invocar o nome do Senhor para assegurar-nos de que tudo que fazemos é segundo o guiar do Espírito de Deus.

A maioria dos cristãos só experimentou a primeira reconciliação, mas ainda não se reconciliou com Deus no Santo dos Santos. Somente os que vivem no Santo dos Santos, no espírito, chegarão à condição de filhos maduros de Deus. Estes, antes de sair para servir o Senhor fora do arraial, a fim de pregar o evangelho, devem ir a Ele além do véu (Hb 6:19; 13:13). Sendo assim, no começo do dia, a primeira atitude é ir além do véu, entrar no Santo dos Santos, estar na presença do Senhor e encher-nos da Sua glória. Depois disso saímos do arraial para servir. Esse é o serviço que agrada ao Senhor.

A segunda reconciliação, portanto, acontece em nosso espírito, o Santo dos Santos hoje. Era a isso que o apóstolo Paulo se referia ao escrever: "Muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Rm 5:10b). A primeira reconciliação aconteceu mediante a morte de Cristo. Não temos mais dívidas com a Lei. Todavia, depois de reconciliados, ainda há um "muito mais". A partir da primeira reconciliação podemos avançar, isto é, "seremos salvos pela Sua vida". Essa salvação pela vida divina é a salvação orgânica, diária, que visa amadurecer e capacitar-nos para reinar com o Senhor no mundo que há de vir.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Um comentário:

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.