segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reconciliação com Deus (1)

Também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação (Rm 5:11b)

Jo 3:6; Rm 8:6-11


A salvação completa de Deus pode ser vista, também, sob três estágios relacionados às três partes do homem - espírito, alma e corpo. Quando cremos no Senhor Jesus, nosso espírito recebe o Espírito de Deus (Jo 3:6). À luz da Epístola aos Romanos vemos que: "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça" (8:10). Quando invocamos o nome do Senhor, a primeira parte de nosso ser a receber vida é o espírito. Após a salvação do espírito, temos a salvação da alma, cuja parte principal é a mente. A salvação da alma ocorre conforme descreve o versículo 6: "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz". Conforme o original, esse versículo é mais bem traduzido para: “A mente colocada na carne é morte, mas a mente colocada no espírito é vida e paz". Para que nossa mente seja posta no espírito, precisamos invocar o nome do Senhor. O resultado é vida para a alma. Com esse contínuo exercício, nossa alma será salva.

Finalmente nosso corpo em contato com o Espírito também receberá vida: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita" (v. 11). O corpo, portanto, é a derradeira parte a ser salva pelo Espírito. Podemos ver isso em nosso dia a dia. Algumas vezes, quando chegamos em casa, sentimos dor de cabeça ou cansaço físico e não temos vontade de ir à reunião da igreja. Quando, no entanto, insistimos em ir à reunião, tudo desaparece. Quanto mais no espírito vivemos, mais vida ganhamos em nosso corpo mortal, por meio do Espírito que em nós habita. Isso é ser salvo pela vida (v. 10b).

Ao ler 2 Coríntios 5, conseguimos entrar nessa profunda verdade da reconciliação: "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus" (vs. 18-20). Por que o apóstolo Paulo roga novamente para nos reconciliarmos no versículo 20, se já havia afirmado que Deus nos reconciliou no versículo 18? Eis aqui mais uma profunda verdade contida nessa epístola. A primeira reconciliação foi mediante a morte de Cristo na cruz, isto é, a redenção judicial, onde é resolvido o problema do pecado. A segunda reconciliação, porém, ocorre pelo contínuo dispensar da vida do Filho de Deus em nós, fazendo-nos crescer em vida. Essa é uma reconciliação adicional.

Portanto, na reconciliação judicial, temos paz com Deus (Rm 5:1), uma vez que as altíssimas exigências da lei foram satisfeitas por ter Cristo derramado Seu sangue na cruz. Não temos mais qualquer demanda com a lei, uma vez que Cristo nos substituiu. Uma vez reconciliados judicialmente, estamos prontos para a etapa seguinte de nossa reconciliação!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.