segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Da justificação à glória de Deus

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas (1 Pe 1:2). Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 8:29-30).

Rm 1:17; 9:16; 10:13; 12:3; Hb 4:16


Nenhum filho de Deus deve se gabar e pensar de si mesmo além do que convém (Rm 12:3), em especial aqueles que estão há mais tempo na vida da igreja. Deus é quem determina tudo: Ele tem misericórdia de quem quer ter misericórdia e usa a quem Ele quer usar (9:16). Todavia isso não significa que devemos ser passivos, muito menos fatalistas. Cabe a nós aplicar o coração para buscar a misericórdia do Senhor (Hb 4:16). Cabe a nós também buscar o Senhor para ter uma mente renovada, sempre exercitando o espírito, e ter um serviço inovador, cheio da vida divina.

Precisamos de um entendimento correto com relação à predestinação do homem. Por um lado, Deus é Deus, e de antemão escolhe quem deseja. Por outro ângulo, Ele o faz baseado no que somos. Por ser Deus, Ele sabe o que desejamos e o que iremos fazer (1 Pe 1:2). Por isso não podemos culpar a Deus pelas nossas escolhas ou por quaisquer situações negativas pelas quais passamos; antes, devemos olhar para nossa própria condição e assumir a responsabilidade das consequências do que decidimos e fazemos, nos arrepender e buscar a Deus. A salvação apresentada no livro de Romanos é grandiosa. O Senhor Jesus é o Primogênito entre muitos irmãos e está nos conduzindo desde a justificação até à glorificação (Rm 8:29-30). Sabedor disso, Paulo tinha um desespero em querer salvar os judeus, seus compatriotas, pois eles rejeitavam o evangelho de Deus, e queriam se justificar pelas obras, esforçando-se em cumprir a lei.

No entanto, segundo o evangelho de Deus, para ser justificado é preciso crer no Senhor Jesus. Deus não poupou Seu único Filho; antes, por todos nós O deu gratuitamente, a fim de que fôssemos justificados por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo (3:24). Agora, Deus espera que nós O recebamos pela fé (5:1). Esse é o evangelho de Deus; não é complexo como subir ao Himalaia nem exige penitência para alcançar algo pelos próprios méritos. Não! É bem simples! Basta crer com o coração para a justiça e confessar com a boca a respeito da salvação para ser justificado (10:9-10). Damos graças ao Senhor, pois Ele depositou em nossa" conta celestial" um valor que não conseguimos medir. Esse valor chama-se a salvação completa. Quão grande é essa salvação! Para abrir esse "cofre", não é necessário um algoritmo nem mesmo uma sequência lógica de raciocínios. A senha é simples: “Ó Senhor Jesus!". A Palavra de Deus garante que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (v. 13).

Até a segunda vinda de Cristo, a manifestação do reino, devemos usar nossa "senha" para usufruir a riqueza que o evangelho de Deus traz para todos nós! Louvado seja o Senhor!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.