segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Conferência Internacional na EAV - Tema Geral: Gálatas - A Filiação

Mens 01 - O Autor: Paulo

Leitura Bíblica: Gl 1:1-2

I- O livro de Gálatas toca um ponto muito importante que é a filiação, ganhamos a filiação! E isso se refere em como nós podemos crescer até atingir a maturidade. O Senhor nos determinou para sermos herdeiros, fomos predestinados a filiação, mas nós ainda somos crianças no que diz respeito a vida divina. Então o Senhor nos colocou na vida da igreja, e nós vamos aprendendo passo a passo. Temos tutores e curados, eles suprem nossas necessidades para que cresçamos em vida, mas temos também professores nos ensinando, e assim com todos estes aspectos iremos crescendo até atingir a maturidade. A vida da igreja é para nosso crescimento de vida, e através da palavra de Deus nós adquirimos também o conhecimento, assim ao crescer e atingir a maturidade você estará apto a receber a herança que o Senhor preparou, isso é a filiação plena. Deus quer que alcancemos a filiação plena, e isso é por meio de viver a vida da igreja. Gálatas nos mostra que no passado estávamos debaixo da lei, mas que o Senhor nos tirou disso e nos pôs na vida da igreja, por isso vemos a importância do crescimento em vida, do conhecimento da Palavra e também da nutrição.
 A) O Senhor morreu na cruz por nós, e Ele deseja aperfeiçoar um grupo de pessoas para ganhar a filiação plena. O Senhor morreu por nós e nos limpou dos pecados, nos deu vida, e nos colocou na vida da igreja. Nós como menores, estamos debaixo deste tutores e curadores, e somos agradecidos a estes irmãos, e tem cuidado de toda nossa necessidade. Eles nos suprem não só com conhecimento, mas com vida.
Ganhar a plena filiação é para nos que possamos governar o mundo que há de vir, o Senhor quer nosso crescimento! Por isso nós precisamos destes irmãos que nos suprem o alimento espiritual.

II- Como este livro de Gálatas chegou ate nós? Deus nos entregou uma comissão, que é reinar no mundo que há de vir. O primeiro mundo (mundo passado) foi entregue a anjos(sob cuidado de lúcifer), e este anjos eram capazes, alguns mais que outros. O muito conhecimento os fizeram falhar!
 A) Paulo foi o autor do livro de Gálatas, e ele era fariseu dos fariseus, instruído aos pés de Gamalieu e avantajava-se dos outros de sua idade. Ele guardava a lei e era zeloso dentro do judaísmo. Mas sabemos que Deus em Seu desejo, preparou pra nós o evangelho. Sabendo que o Senhor preparou para nós o evangelho, Ele se fez carne e veio até nós. O Senhor passou por todo um processo, nasceu em uma manjedoura, e vemos que desde de pequeno Ele amava o Pai e preocupava com as coisas do Pai, vemos isso na passagem quando Ele tinha 12 anos, e os pais o foram procurar no templo! Onde você tem procurado seu filho? Nossos filhos precisamos estar ocupados, preocupados, e amando as coisas do Pai.
Devemos ter este costume, levar nossos filhos, leva-los a viver a vida da igreja, servindo o Senhor.
 B) Quando mais velho, o Senhor começou a exercer Seu ministério, e as pessoas eram atraídas pelo Senhor. Muitos iam ouvi-Lo, muitos iam para ser alimentados por Ele. Mas esta palavra não era só para os galileus, era também para Jerusalém, então o Senhor escolheu alguns para que estivessem com Ele. Este que o Senhor escolheu, tinham interesse pela Palavra, mas não tinham muita cultura, e em Jerusalém as pessoas lá tinham muita cultura. Naquela época, podemos ver que eles ficaram esperando, conforme o Senhor falou, e eles tinham medo, não eram tão fortes para levar a Palavra, mas eles estavam ali orando e se equipando. Naqueles dias que eles estiveram orando, o Senhor ia os equipando, mesmo que eles não tinham muita cultura, mas o Senhor os estava capacitando. O Espírito foi enviado e derramado sobre eles, e agora eles estavam capacitados para pregar as pessoas em Jerusalém que tinham muito mais cultura do que eles, pois o Espírito de poder foi derramado. Não era uma coisa fácil levar adiante a obra do Senhor! Este evangelho foi pregado aquelas pessoas em Jerusalém, aleluia!
 C) As pessoas em Jerusalém ficarem impactados, pois como podia aqueles galileus, com pouca cultura, falarem daquela forma, e no idioma de cada um ali? Uns julgaram mal, mas Pedro se levantou e falou com intrepidez, pois eles haviam recebido O Espírito! Aquele era o derramamento exterior do Espírito, mas tem algo ligado a vida, vocês querem? Nós recebemos a Vida! "Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo". Louvado seja o Senhor, as pessoas começaram a invocar e o espírito foi aberto, foram salvos muitos ali, e eles perseveravam unânimes. Naquele cenário, em Jerusalém, havia um jovem que era irrepreensível quanto a Lei, uma pessoa assim é muito bem quista na religião. Este dizia: Vamos prender este que creem neste novo caminho, e pegou autorização para prender os que invocavam o nome do Senhor.

III- Paulo e outros prendiam os que invocavam o Nome do Senhor, foi até mesmo para outras cidades, Paulo pegou autorização para ir prender os que invocavam. Ele se chamava Saulo antes de ser transformado em Paulo. Quando estava indo apareceu uma grande luz, uma luz muito forte mesmo a ponto de não ver. Essa luz que Paulo viu era realmente muito forte, ficou cego, e ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" ele disse: "Quem és Tu Senhor"? "Eu sou Jesus a quem tu persegues"! Então caiu a ficha de Paulo, ao perseguir aqueles que invocavam o Nome do Senhor ele estava perseguindo o próprio Senhor. Paulo foi ajudado a se arrepender de tudo que fez no passado(a religião nos deixa cegos), precisa ser batizado(nascer de novo) e servir o Senhor. Aquele que perseguia agora tinha uma comissão: Ser ministro da nova aliança. Teve a visão restabelecida e agora se tornou um invocador de Jesus. Mas Paulo conhecia muito bem a antiga aliança, mas não conhecia a nova, então ali junto dos irmãos começou a servir e aprender tudo do zero, veja como é importante servir na igreja junto dos irmãos.
 A) Paulo foi levado ao deserto da Arábia, não sabemos quanto tempo, mas ali ele foi arrebatado ao terceiro céu e recebeu palavras inefáveis. Como ministro da nova aliança ele precisava ser equipado, ali o Senhor o equipou com as palavras da economia de Deus, da nova aliança, ouviu palavras diretamente do Senhor, e viu como praticar a economia neo-testamentaria de Deus. Deus trabalhou em Paulo, por isso falou a ele palavra que não é lícito ao homem referir, mas ele deixou registrado em forma de letra para os ministros da nova aliança (2 Co 3:6). Para ser revelado, aberto, é preciso ministros da nova aliança que vivem no espírito e abrem os livros, extraem vida dos escritos e alimentam a todos. Mas deve ter cuidado de não permanecer na esfera da letra, senão o resultado é ruim. Se usar letra para explicar letra será problema. Tem de usar espírito para abrir a letra e transmitir vida. Deus precisa hoje deste ministros da nova aliança. Jesus é o Senhor!

(PS: Extrato da mensagem 1 desfrutada na conferência, enviada por um jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.