segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ouvir, crer e obedecer ao evangelho

Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires (Dt 30:14)

Rm 10:8-10, 12, 14-17, 21; 2 Co 4:13; Hb 3:12


Em Romanos 10:8-10 lemos: "Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação". O versículo 10 é muito importante para entendermos que crer com o coração é algo crucial. Não temos dúvidas sobre aquilo em que cremos, a despeito de qualquer situação. Isso é ter fé. Tudo depende de termos fé.

Se cremos no Senhor, o próximo passo é confessar com a boca a respeito do Senhor e Suas riquezas. Ele é rico para com todos os que O invocam, porque os que invocam são os que creram (v. 12). Por outro lado, o Senhor não pode ser rico para com os que não creram. É certo que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, mas o requisito para confessar com a boca é crer com o coração. Como uma pessoa que não crê vai invocar o Senhor? Crer é primordial.

Continuando nos versículos 14-15 lemos: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?". Quem crê, invoca o nome do Senhor e O confessa; por isso, é enviado para pregar o evangelho. Quando alguém ouve esse cristão pregando o evangelho, também crê, invoca e confessa o Senhor. Logo, essa pessoa também é enviada e pregará o evangelho a outras. Esse é o caminho que Deus escolheu, como um ciclo da propagação da vida. Nós pregamos o evangelho porque cremos. Nós fomos enviados porque cremos. Isso é algo que ocorre espontaneamente.

Os versículos 16 e 17 apresentam uma situação contrária: "Mas nem todos obedeceram ao evangelho, pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo". Numa outra tradução, essa palavra diz o seguinte: ''A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo". Os versículos seguintes mostram que por toda a terra o Senhor fez ouvir a Sua voz, e as Suas palavras, até os confins do mundo. Então, muitos ouviram essas palavras, mas infelizmente não creram. Isso mostra que o coração deles não obedeceu ao evangelho, mas se rebelou. Temos aqui um coração rebelde e uma boca contradizente (Rm 10:21). Aos olhos de Deus, um coração de incredulidade é rebelde e perverso (Hb 3:12).

Se desejamos ser ministros da nova aliança, busquemos crer com o espírito da fé: "Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos" (2 Co 4:13).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.